No dia da aplicação é necessário levar documento de identidade e carteira de vacinação.
Neste sábado, dia 30 de abril, Timbó realiza o Dia D das Campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo. Neste dia, todas as Unidades de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h (sem fechar para o almoço), aplicando as vacinas nos grupos que fazem parte das Campanhas. Confira abaixo os grupos que estão liberados para tomar a vacina:
Influenza: Idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas.
Sarampo: Trabalhadores da saúde e crianças entre 6 meses e menores de 5 anos
No dia da aplicação é necessário levar documento de identidade e carteira de vacinação.
Saiba quem são os profissionais inclusos no grupo dos trabalhadores da Saúde
Aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também é ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
A Campanha Nacional de Vacinação continua
A Secretaria de Saúde de Timbó iniciou em abril estas duas importantes campanhas: a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Ambas as campanhas seguem até o dia 03 de junho e estão divididas em duas etapas. Confira o cronograma abaixo e quais os públicos que já podem se vacinar.
Campanha Influenza
– Primeira etapa
• Período: de 04 a 30 de abril
• Público-alvo: Idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores de saúde
– Segunda etapa
• Período: de 02 de maio a 03 de junho
• Público-alvo: Crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 28 dias(não podem ter cinco anos), gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, povos indígenas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Campanha Sarampo
– Primeira etapa
• Período: de 04 a 30 de abril
• Público-alvo: Trabalhadores da saúde
– Segunda etapa
• Período: de 02 de maio a 03 de junho
• Público-alvo: Crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 28 dias (não podem ter cinco anos)
Aplicação
➡️ Veja também: Homem é agredido após botar fogo em casa em Indaial
A aplicação das vacinas deve ser feita na Unidade de Saúde de residência, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. A vacina da Influenza e a do Sarampo podem ser aplicadas juntas. É necessário levar documento de identidade e carteira de vacinação.
Sugestão de pauta