Programa que incentiva a população a ter uma vida fisicamente ativa vem gerando bons resultados e chamando a atenção do globo
Em 21 de março, a cidade de Indaial, localizada no estado de Santa Catarina, completou 88 anos com grandes honrarias. O município recebeu o prêmio Cidade Sul-Americana do Desporto 2022, concedido pelo Parlamento Europeu e pela Unesco, fruto de um grande esforço que conseguiu levar a prática de atividades físicas para a maioria das crianças e adolescentes locais. Tudo isso foi um trabalho conjunto dos próprios moradores, onde estima-se que 15% da população já tenha participado do projeto.
Intitulado Programa Semente, a iniciativa começou em 2017, a partir de uma união entre as secretarias do Esporte, Saúde, Educação e Assistência Social de Indaial. O projeto envolvia tanto a população quanto professores e profissionais qualificados em áreas esportivas, promovendo aulas práticas em todas as escolas do município, em mais de 20 modalidades.
Com o tempo, o programa foi se expandindo, e também passou a oferecer atividades gratuitas para idosos e pessoas com deficiência física.
A variedade de esportes promovidos pelo Programa Semente atende a todos os gostos, incluindo futebol, basquete, handebol, judô, vôlei, atletismo, natação, skate, xadrez, tênis de mesa e muitos outros. As aulas eram ministradas em escolas, clubes e qualquer outro lugar que oferecesse estrutura para a prática dos esportes em questão. Todo o programa foi coordenado pelo ex-atleta olímpico Ivan Maziero, conhecido como Macarrão, que atuou na seleção brasileira de handebol nos Jogos Olímpicos disputados ao longo da década de 1990.
O Programa Semente não só ajudou a população indaialense a praticar mais atividades físicas no dia a dia, mas também passou a valorizar mais o trabalho dos profissionais formados em um curso de educação física na região. Com a criação da Bolsa-Técnico em Indaial, o projeto já começou com 32 professores da área trabalhando pelo programa, e hoje já conta com aproximadamente 40. O número de alunos apresentou uma alta ainda maior: em 2018, eram apenas 400 jovens, mas até o início da pandemia, já eram quase 5 mil.
>>LEIA TAMBÉM: O 20º Campeonato Municipal de Futebol Suíço de Timbó está com as inscrições abertas
A pandemia forçou uma pausa no projeto, que atualmente está em fase de planejamento para retomar as atividades. O reconhecimento internacional garantiu um investimento maior no programa, e, de acordo com Macarrão, o objetivo agora será expandir ainda mais as modalidades. A princípio, a mira está na implementação da canoagem e do badminton, mas com o tempo, novos esportes também podem ser integrados.
Sugestão de pauta