Como fugir dos altos preços dos combustíveis na hora de se locomover
Os preços dos combustíveis já estavam pesando no bolso dos brasileiros desde 2021, mas a situação se agravou devido às consequências da guerra na Ucrânia.
Com isso, muita gente vem repensando seus meios de transporte, especialmente o carro. Parte das pessoas agora deixam os automóveis na garagem por mais tempo. Viagens longas de lazer, por exemplo, não são mais tão comuns.
Na busca por economia, meios alternativos de transporte se fazem cada vez mais presentes na vida de todos.
Bicicleta
A locomoção com bicicletas é rápida, fácil e não gera muitos custos. Basicamente, o único gasto necessário é a compra da própria bike. Vez ou outra, é possível que o ciclista precise levá-la à borracharia para algum tipo de manutenção, mas isso certamente acontece com menos frequência do que com os carros.
Outro ponto positivo é a bicicleta ser considerada um transporte limpo, já que tem zero emissão de carbono e nem precisa de energia elétrica – para os modelos convencionais não elétricos, é claro.
O deslocamento sobre duas rodas é muito popular em cidades pequenas e aos adeptos a um estilo de vida mais saudável. Enquanto os carros estão parados no trânsito, os ciclistas continuam o caminho tranquilamente.
O alerta fica para a presença das bikes nas ruas. Dê preferência a trechos que contam com ciclovias, sinalização e policiamento.
Corrida ou caminhada
Nada mais natural do que chegar a um destino sobre os próprios pés.
A corrida ou a caminhada são indicadas para caminhos mais curtos, como fazer uma compra rápida pelo bairro, levar/buscar as crianças na escola ou, se possível, ir e voltar do trabalho.
Nem é preciso dizer como isso faz bem para a saúde. Correr ou caminhar gastam calorias e ainda agem para um melhor condicionamento físico.
E para incentivar a prática, alguns estabelecimentos oferecem descontos a clientes que chegam a pé, como é no caso Metrô Shopping Santa Cruz, na zona sul de São Paulo.
>>LEIA TAMBÉM: Com Programa Semente, Indaial é referência mundial na prática de atividades esportivas
Patins e skate
Para quem gosta de esportes radicais e são devidamente familiarizados com patins ou skate, essas são alternativas interessantes de locomoção.
No entanto, podem ser perigosas, então a dica é usar esses meios de transportes apenas para trajetos conhecidos — de preferência planos e com bom asfaltamento — com sinalização competente e sempre com o uso de equipamentos de segurança, como capacete, joelheira, cotoveleira e luvas.
Transporte público
Em diversas regiões do país, o valor da tarifa do transporte público também aumentou, como é no caso de São Paulo. Mesmo assim, usar ônibus, trens e metrô ainda sai muito mais em conta do que sair com o carro.
Inúmeras avenidas em todo o país contam com corredores especiais para ônibus, o que faz com que o trajeto seja mais rápido do que dirigir com veículos de passeio.
Os trens e metrôs, por mais que tenham suas falhas, são opções eficientes de transporte e podem ser consideravelmente menos demoradas que outras alternativas. Em um dia sem contratempos, o trajeto só leva o período do embarque, possíveis baldeações e o desembarque.
Quem recebe o vale transporte pela empresa não precisa se preocupar com o valor das passagens. Ainda no exemplo paulistas, as pessoas que precisarem pagar do próprio bolso podem comprar os bilhetes de metrô, CPTM e SPTrans por um aplicativo específico ou em pontos de venda.
A variação de formas de pagamento — cartões de débito, crédito e PIX — deixa a vida do passageiro menos descomplicada.
Carona
Para caminhos mais longos, as alternativas anteriores podem não ser muito eficientes. Nesses casos, uma solução viável é a carona.
A carona, no entanto, não é só aquela que você dá a um vizinho ou amigo – embora também seja muito válida. Hoje em dia, existem empresas que fazem esses serviços por valores bem interessantes, certamente menores do que encher o tanque e arcar com as despesas mecânicas do próprio carro.
O Bla Bla Car é um exemplo bastante eficiente. Para utilizá-lo, basta se cadastrar no aplicativo e informar o destino desejado. A plataforma apresenta uma lista de motoristas compatíveis com as especificações de cada passageiro.
Depois de enviar a solicitação ao motorista, o usuário aguarda uma mensagem de confirmação com data e horário da viagem.
O pagamento é feito diretamente ao motorista condutor. Os preços se assemelham bastante a passagens de ônibus de viagem – dependendo do destino, podem até sair mais barato.
Essa opção é recomendada para viagens mais distantes, para outras cidades ou estados.
Economia com o próprio carro
Mesmo com os preços tão altos, o carro ainda é um objeto necessário para algumas situações. Como dispensar o veículo não é uma opção para muitas pessoas, a dica é encontrar formas de economizar.
Deixar a manutenção em dia ajuda a aliviar o bolso. Um motor comprometido, por exemplo, exige mais combustível. E se algum imprevisto acontecer, o conserto fica mais em conta do que se o automóvel estivesse em condições mais precárias.
Outra recomendação é tentar deixar o carro na garagem o máximo possível. Em momentos em que outras alternativas de transporte forem viáveis, é melhor aderi-las.
Mesmo que o uso seja limitado, ainda é importante manter a segurança para quando o veículo estiver, de fato, na rua. Por isso, uma boa alternativa de seguro auto é a da categoria pay per use, que cobra apenas um valor fixo de mensalidade + alguns centavos por quilômetro rodado.
Mais barato que um seguro convencional, é recomendado para quem não dirige todos os dias.
Sugestão de pauta