A princípio, o equipamento é utilizado para a pulverização de defensivos, como herbicida, fungicida, inseticida etc.
Com o objetivo de ampliar a produção e reduzir custos, um produtor resolveu investir na tecnologia e hoje utiliza um drone para aplicar insumos e defensivos agrícolas.
Identificado como Rafael Alto, produtor de fumo e milho de Ibirama, atualmente é um dos primeiros produtores da região utilizando este tipo de tecnologia. À primeiros vista, a área de manejo dentro da propriedade é de um pouco mais de 10 hectares.
De acordo com as informações do proprietário do local, identificado como Guilherme Harnisch, o drone foi um investimento de R$ 220 mil. O mesmo também informou que a aplicação por meio terrestre acaba prejudicando, já que amassa a terra e ele acaba perdendo as plantas.
>> LEIA MAIS: Carreta com óleo vegetal tomba e leva condutor a óbito na BR-480
“Com o uso do drone, no cultivo de milho e soja por exemplo, a expectativa de aumento de produção é de seis a oito sacas por hectar, sem causar nenhum tipo de prejuízo ao solo ou as plantas”, explicou.
A princípio, o equipamento é utilizado para a pulverização de defensivos, como herbicida, fungicida, inseticida e até mesmo adubação de qualquer tipo de cultivo.
Logo depois, o proprietário contou que o uso do equipamento também promove melhor qualidade de vida ao produtor rural, que tem menor contato com o defensivo.
“Mesmo com o uso de EPIs, a gente sempre acaba tendo algum tipo de contato com o produto. Com o drone, não, pois conseguimos trabalhar com um bom distanciamento do equipamento”, explicou.
Em conclusão, o produtor conta também que está a disposição de outros agricultores para locação do equipamento para serviços de pulverização de insumos e defensivos agrícolas.
Informações: Portal Prefeitura de Ibirama
Sugestão de pauta