A prefeitura do município já havia emitido um alerta sobre o aumento de casos na região.
No dia 16 de Março, a Prefeitura de Ascurra emitiu um alerta para todos os municípios sobre o crescimento
no número de focos de dengue. Na última sexta-feira (25), o relatório dos casos apontava 6 pacientes infectados, entre eles duas mulheres já estava internadas. Uma estava no Hospital de Ibirama e outra no Hospital de Blumenau.
Neste domingo (27), uma idosa de 66 anos, natural de Ascurra, morreu em decorrência de uma infecção
causada pela Dengue.
A Secretária de Saúde de Ascurra, informou que ela estava internada no Hospital e Maternidade Oase de Timbó,
onde ocorreu o óbito.
A idosa procurou uma unidade de saúde na quarta-feira (23). Porém, neste final de semana após se sentir mal,
se deslocou até o Hospital Oase, mas não resistiu e veio à óbito. Contudo, a Prefeitura de Ascurra emitiu uma nota oficial na noite deste domingo, confira:
NOTA OFICIAL
A Secretaria de Saúde, através de Nota Oficial, vem esclarecer sobre o óbito de uma paciente de Ascurra de 66 anos no Hospital Oase, de Timbó, com diagnóstico de dengue.
A paciente procurou a Unidade Básica de Saúde na quarta-feira, dia 23, com sintomas de dengue. Imediatamente foi solicitada a realização do exame, recebendo o atendimento médico com a prescrição do tratamento adequado para a doença suspeita e a vigilância epidemiológica do município foi notificada do caso suspeito. Neste fim de semana, após sentir mal estar, procurou o pronto atendimento do Hospital Oase de Timbó.
>>LEIA TAMBÉM: Indaial leva o 1º prêmio da Trimania deste domingo (27)
A Prefeitura Municipal de Ascurra vem a público prestar solidariedade aos familiares e amigos da paciente, manifestando os mais sinceros sentimentos pela sua perda.
O cenário da dengue
No dia 16 de março, a Secretaria de Saúde Estadual emitiu um alerta para todos os municípios catarinense sobre o crescimento no número de focos e casos de dengue. Em Santa Catarina, já são mais de 500 casos da doença e 119 municípios infestados pelo mosquito aedes aegypti somente em 2022.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou um aumento de 35,4% nos casos de dengue nos dois primeiros meses de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com a entidade, foram registrados 30 óbitos e 128.379 casos da doença.
Dengue em Ascurra
A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e do Serviço de Combate à Endemias, não mede esforços na prevenção e no combate às doenças, como a dengue. O município conta com uma rede de mais de 60 armadilhas, monitoradas semanalmente, que tem a função de detectar focos do mosquito aedes aegypti. Atualmente, Ascurra tem 4 focos ativos em tratamento.
Ao mesmo tempo, é bom destacar que todos devem contribuir no combate à dengue. Evitar deixar pneus e recipientes que possam encher com a água das chuvas no pátio de casa, tampar caixas d’água e colocar areia nos pratos de vasos de flores são algumas ações que ajudam no combate ao mosquito da dengue.
Os sintomas mais comuns da dengue são febre associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (articulações), e dor no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo, perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar relacionados. Ao verificar a presença de alguns desses sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Sugestão de pauta