Existe chance de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico em nível de atenção para risco de temporal e chuvas volumosas no estado entre a quinta-feira (24) e sexta-feira (25).
A princípio, a formação e o deslocamento de uma frente fria pelo sul do país e a influência diária de baixa frequência atmosférica, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais. Ambos vem acompanhados de raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizos.
O deslocamento de um sistema frontal associado a um ciclone em formação no Uruguai, favorece a ocorrência de temporais em Santa Catarina.
>> LEIA MAIS: Bêbada perde o controle e invade cemitério em Jaraguá do Sul
A chuva ainda pode ser volumosa, ou seja, com acumulados elevados sobretudo no grande Oeste Catarinense.
Posteriormente, os temporais tem início ainda entre a madrugada e a manhã de quinta-feira no oeste e se deslocam para as demais áreas do estado entre a tarde e a noite.
Na sexta-feira, a frente fria avança pelo estado provocando temporais isolados sobretudo entre o oeste e o norte catarinense.
De acordo com as informações divulgadas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), nessas duas regiões de Santa Catarina, há chance de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h.
Podem ocorrer danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e transtornos no transporte rodoviário.
O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva volumosa como alagamentos, enxurradas e deslizamentos é alto nas áreas em laranja do mapa e moderado em amarelo.
A Defesa Civil salienta alguns cuidados que devem ser tomados em casos de temporais e chuvas volumosas como procurar locais abrigados e ficar longe de objetos que possam ser arremessados.
Por fim, evite o contato com a água e não dirija em locais alagados.
ASSISTA AO VÍDEO
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta