Procedimento traz mais conforto ao paciente, menor cicatriz e recuperação acelerada.
O Hospital Santa Isabel, de Blumenau, realizou a primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço de Santa Catarina. O procedimento aconteceu no último sábado, dia 12, num paciente com tumor de esôfago e orofaringe.
O procedimento na região da orofaringe foi realizado pelos cirurgiões robóticos de cabeça e pescoço, doutores Eduardo Martignago e Thiago Sonego, com proctoria do Dr. Renan Lira. Já a abordagem do esôfago foi realizada juntamente por Dr. Pedro Trauczynski e Equipe Multidisciplinar do Hospital Santa Isabel.
De acordo com o Dr. Eduardo Martignago, a cirurgia é minimamente invasiva, diferente de uma cirurgia por vídeo ou convencional: “sem robô, seria necessária uma abertura grande pelo pescoço, cortando o osso. Isso resultaria em grande cicatriz no pós-operatório. Com a tecnologia robótica, as pinças pequenas e os movimentos em 360º, o paciente terá mais conforto estético após a cirurgia, além de tantos outros benefícios que a cirurgia robótica oferece”.
Leia também: Gestante é atropelada na faixa de pedestres em Indaial
A robótica, por ser de menor intervenção ao paciente, resulta em retorno mais rápido às atividades normais, além de pouco sangramento.
“As pinças menores permitem que o cirurgião acesse estruturas que nenhuma outra modalidade cirúrgica oferece”, completa Martignago.
A CIRURGIA ROBÓTICA
O Hospital Santa Isabel é a primeira unidade hospitalar catarinense a contar com a cirurgia robótica entre suas especialidades. Com o robô-cirurgião Da Vinci SI, a instituição já realizou mais de 300 procedimentos.
O robô opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião especializado tenha visão 3D ampliada em dez vezes.
As especialidades mais beneficiadas pela cirurgia robótica são: urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal e outros. Por fim, a principal vantagem é a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia.
Sugestão de pauta