Circuito do Parque da Serra do Itajaí percorrerá nove cidades da região.
O Vale Europeu Catarinense terá um novo roteiro de cicloturismo. No entanto, o projeto do Circuito do Parque Nacional da Serra do Itajaí foi apresentado em reunião do Conselho Intermunicipal de Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).
O circuito percorrerá 267 quilômetros, em seis trechos, pelas cidades que margeiam o parque nacional. Contudo, serão mais de 5 mil metros de escalada e de descida em todo o trajeto. Integrarão o roteiro os municípios de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.
“A criação deste novo circuito vai promover o desenvolvimento econômico para os nossos empreendedores locais, e representa até mesmo uma oportunidade para os proprietários de terras que pertencem ao Parque Nacional e que ainda não foram indenizados. O turismo é uma forma de valorizar a região, especialmente por meio do ecoturismo, que promove desenvolvimento regional sustentável”, comenta Arlete Regilene Scoz, gestora do setor de Cultura e Turismo do CIMVI.
A implantação do circuito está em fase final de desenvolvimento, com a elaboração do material gráfico para divulgação e instalação das 116 placas de sinalização ao longo de todo o trajeto. Ao propósito, o roteiro foi elaborado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Aliás, a instalação e manutenção do circuito será custeada por meio de rateio entre os municípios que integram o roteiro.
Portanto, a previsão é de que o novo atrativo esteja operando até o final de 2022.
O Circuito
Pensado para ser um circuito de alta complexidade, o roteiro de Cicloturismo do Parque Nacional da Serra do Itajaí terá uma extensão total de 267,1 quilômetros. Serão 5.114 metros de escalada e 5.111 metros de descida. Por fim, o circuito será autoguiado e dividido em seis etapas. Além disso, caberá ao ciclista escolher a melhor forma de executar o trajeto, por onde começar e por onde terminar. Desse modo, os trechos do circuito e suas respectivas extensões serão:
- Blumenau-Indaial-Ascurra-Apiúna (59,6 km)
- Apiúna-Presidente Nereu (46,5 km)
- Presidente Nereu-Vidal Ramos (34 km)
- Vidal Ramos-Botuverá (60 km)
- Botuverá-Guabiruba (32,1 km)
- Guabiruba-Gaspar-Blumenau (35,5 km)
O Parque da Serra do Itajaí
O Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI) é uma unidade de conservação federal de proteção integral, criada por decreto em 2004 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O PNSI localiza-se na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, com uma área de 56,9 mil hectares.
Leia também: Homem que arrastou cão com carro tem prisão preventiva decretada em Indaial
Ao todo, nove municípios integram o parque: Apiúna, Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.
O CIMVI
Em resumo, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) é uma autarquia pública multifinalitária onde 15 municípios são consorciados atualmente. Bem como os principais serviços prestados às cidades são a gestão do turismo da região do Vale Europeu, a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios, o serviço de Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos, através do projeto ‘Parque Girassol’ e o programa ‘Vale Muito Cuidar’.
Sugestão de pauta