O país está suspenso das competições de futebol por tempo indeterminado.
Nesta segunda-feira (28), a Rússia sofreu consequências no mundo do esporte. O pais foi excluído do Mundial Catar 2022 de futebol. Posteriormente, o país teve também a parceria de patrocínio com a Uefa desfeita.
A direção da Fifa decidiu suspender por tempo indeterminado a Rússia das competições internacionais de futebol após o ataque militar russo à Ucrânia. A alegação principal para a suspensão foi a quebra de regras de direitos humanos, algo que consta nas regras da Fifa.
Já havia um jogo marcado para 24 de março, em campo neutro, mas a rival Polônia avisou que não entraria em campo.
>> LEIA MAIS: 229 mortos são confirmados na tragédia em Petrópolis
A seleção feminina também não poderá disputar a Eurocopa na Inglaterra, em julho. O Spartak de Moscou, último clube russo em competições europeias nesta temporada, também fica excluído.
De acordo com a imprensa especializada, o contrato, previsto para terminar em 2024, foi estimado em 40 milhões de euros por ano (US$ 45 milhões) e cobria a Liga dos Campeões, competições internacionais organizadas pela Uefa, assim como o Euro-2024 que será na Alemanha.
FEDERAÇÃO RUSSA DENUNCIA FIFA E UEFA
Nesta segunda-feira (28), a Federação Russa de Futebol denunciou uma medida considerada discriminatória após a exclusão da seleção da Copa do Mundo de 2022.
Em comunicado, a Federação Russa se mostra “em total desacordo com a decisão da Fifa e da Uefa de suspender as equipas russas” e estima que esta medida “terá um efeito discriminatório sobre um grande número de atletas, treinadores, funcionários de clubes e da seleção”.
Sugestão de pauta