Em algumas regiões, às temperaturas máximas se aproximam dos 40°C.
Do Extremo Oeste ao Litoral Sul a segunda-feira (21) começa com condições para chuva isolada e trovoadas por alguns momentos, devido à instabilidade associada com a formação de um ciclone entre o RS e o Uruguai. Nas demais regiões, presença de sol entre nuvens pela manhã.
No decorrer da tarde a instabilidade ganha força, com o calor, e se estende para todas as regiões do estado, resultando em pancadas de chuva e temporais isolados até a noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. As temperaturas máximas na tarde variam entre 32 e 37°C no Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí e entre 27 e 32°C nas demais regiões. Vento de nordeste a noroeste, fraco e com rajadas moderadas.
TERÇA-FEIRA, DIA 22
Na terça-feira (22), a formação do ciclone entre o Litoral do RS e do Uruguai mantém o canal de calor e umidade da Amazônia direcionado para o Sul do Brasil, o que combinado ao aquecimento mantém a condição para pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados, começando pelas áreas de divisa com o RS no final da manhã e se estendo para as demais áreas no decorrer da tarde, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às condições de tempo.
A sensação é de ar abafado, com rápido aumento das temperaturas ao longo da manhã quando chegam a 30°C. À tarde as máximas ultrapassam este valor. Ventos de nordeste a noroeste, virando para sul no final do dia, ambos com rajadas moderadas.
QUARTA-FEIRA, DIA 23
Na quarta-feira (23), presença de sol em todas as regiões do estado, porém com um pouco mais de nuvens do Planalto ao Litoral. No decorrer da tarde, o calor combinado a umidade disponível favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva e trovoadas em todas as regiões, com risco baixo para ocorrências meteorológicas.
LEIA TAMBÉM: Médio Vale do Itajaí mantém nível amarelo na Matriz de Risco
À tarde faz calor em praticamente todo estado, com máximas superando os 30°C e se aproximando dos 40°C no Extremo oeste. Conforme a Defesa Civil do Estado, o vento vira de sul para nordeste, com intensidade fraca a moderada.
Sugestão de pauta