O procedimento foi realizado com sucesso em pouco mais de 2 horas.
Na última quarta, 19 de janeiro, o Hospital Beatriz Ramos (HBR) de Indaial realizou o primeiro procedimento de Neurocirurgia Endoscópica de sua história.
O procedimento foi realizado com sucesso pela equipe de neurocirurgia do Hospital Beatriz Ramos – Neuromax em pouco mais de 2 horas e determina um importante marco para o hospital.
Nesta cirurgia, o endoscópio é introduzido de maneira segura até chegar aos ventrículos cerebrais através de uma pequena perfuração no crânio. Então, a imagem é transmitida por um sistema óptico para um monitor instalado na sala de cirurgia, por meio do qual o neurocirurgião se guia para realizar a cirurgia.
LEIA TAMBÉM: Quatro timboenses levam bronze na Olímpiada Brasileira de Matemática
O procedimento realizado no HBR é chamado Microcirurgia Cerebral Endoscópica, em que é feita uma inspeção ventricular e uma comunicação entre os ventrículos, cisto e um procedimento chamado Terceiroventricolostomia Endoscópica, através do qual é feito um novo caminho para o líquor percorrer o cérebro e a medula espinhal.
“É muito especial contarmos com profissionais com tamanha competência e capacidade para realizar este tipo de procedimento, inédito em Indaial e no Hospital Beatriz Ramos. Estamos constantemente buscando implementar novos profissionais que tragam novidades, conhecimentos e aplicabilidade destes conhecimentos em prol da comunidade atendida pelo HBR”, comenta o Diretor Técnico e Anestesiologista do HBR, Dr. Cláudio Kroda.
Sugestão de pauta