A programação terá início nesta segunda-feira (17), através de uma live de apresentação que será realizada a partir das 19h.
O Janeiro Branco é um mês de conscientização sobre a importância de falar da saúde mental. Levar à comunidade questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Profissionais da área pública e privada se uniram para criar uma programação online para discutir projetos, ideias e buscar a conscientização sobre a saúde mental e demais temas relacionados ao bem-estar.
Grande parte da programação será online devido ao aumento dos números da COVID-19 na cidade. O evento inicia nesta segunda-feira (17) e segue até o mês de fevereiro e conta com o apoio da Prefeitura de Indaial e da CDL Indaial.
>> LEIA MAIS: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria pra presidente do Brasil?
“Esta é a terceira edição da campanha Janeiro Branco em Indaial, e tem como objetivos desmistificar e conscientizar as pessoas sobre a importância em cuidar da Saúde Mental. Visa em levar conteúdos de psicoeducação para a comunidade e para isso contamos com a participação de vários profissionais de diversas áreas da saúde. Juntos vamos construindo uma cultura de saúde mental e acreditamos que prevenir pode mudar tudo!”, afirma a psicóloga Rúbia Carla Kisner.
O objetivo dos profissionais da saúde é estimular o interesse pelas práticas disponíveis para tratar a saúde mental, bem como para falar do assunto que ainda é um tabu para muitas pessoas.
O subtema da campanha é “O que você tem feito por você mesmo?” para despertar um olhar mais apurado sobre os sentimentos e a valorização pessoal, seguido de um bem-estar. A estabilidade emocional hoje é um grande desafio diante de tantas adversidades.
Programação
A programação terá início nesta segunda-feira (17), através de uma live de apresentação que será realizada a partir das 19h, através do perfil do Instagram do Janeiro Branco Indaial e do youtube.
Serão apresentados os temas e profissionais que irão ministrar as lives no decorrer do mês de janeiro e fevereiro. Todas as lives serão transmitidas por esses canais.
No dia 18 de janeiro, terça-feira, será realizada uma palestra presencial voltada aos participantes da CDL de Indaial. O tema será Burnout. Sentidos do Trabalho, a partir das 19h, ministrada pelas psicólogas Rubia Carla Kisner – CRP 12/18163 e Naiara da Silva Floriano – CRP 12/17958 no auditório da CDL Indaial.
No dia 19, quarta-feira, a partir das 19h, o vereador farmacêutico Elton Possamai CRF-SC 7265 fará uma live juntamente com a psicóloga Daiane Pilonetto CRP 12/16428 falando sobre o uso de medicamentos controlados e os perigos da automedicação.
No dia 20, quinta-feira, a Dra. Tátila de Souza Barcala, Ma. em Neurociências, Especialista em Acupuntura e Fisioterapeuta com o CREFITO 52058-F fará uma live a partir das 19h com o tema Existe dor psicológica? Fake ou fato? através dos canais do Janeiro Branco Indaial.
No dia 23, domingo, a partir das 19h, a psicóloga Kelly Molinari CRP 12/11824 ministrará uma live com o tema Práticas Positivas para uma vida com bem-estar.
No dia 24, segunda-feira, a psicóloga Daiane Pilonetto CRP 12/16428 fará uma live juntamente com a vereadora Ana Paula Reiter abordando o tema Saúde mental na maternidade. Será a partir das 20h.
No dia 25, terça-feira, haverá uma palestra presencial no auditório da CDL Indaial voltada aos participantes da CDL com o tema Burnout. Sentidos do Trabalho, a partir das 19h, ministrada pelas psicólogas Rubia Carla Kisner – CRP 12/18163 e
Naiara da Silva Floriano – CRP 12/17958.
No dia 27, quinta-feira, a jornalista e terapeuta sistêmica Karina Beatrice Frainer fará uma live juntamente com a enfermeira Dulcineia Ozelame de Souza que atua no CAPS 1 de Indaial. O tema será a Valorização Pessoal em meio aos desafios do cotidiano, destacando também o trabalho que é realizado no CAPS. Será a partir das 19h.
No dia 3, quinta-feira, a jornalista e terapeuta sistêmica Karina Beatrice Frainer entrevista a indaialense Tassiana Fronza, paciente paliativa de câncer. Ela irá compartilhar sua trajetória e sua maneira de enxergar a vida. Será a partir das 19h.
No dia 21 de fevereiro, segunda-feira, será publicado o vídeo da “Feira da Saúde Online” com diversos profissionais da saúde apresentando suas diferentes técnicas para tratar a saúde mental e o bem-estar.
“Nesta programação buscamos trazer diversos temas e olhares que contemplam a saúde de modo integral, ou seja, no âmbito biopsicossocial. Aqueles que escolhem um estilo de vida saudável, ou seja, inclui em sua rotina uma boa alimentação, exercícios físicos, boas noites de sono e relações saudáveis, desfruta de uma vida com pleno bem-estar.Também buscamos deixar a programação flexível até o mês de fevereiro abrindo possibilidades para novos temas e profissionais. Acompanhem a programação e suas alterações no instagram https://www.instagram.com/janeirobrancoindaial”, destaca a psicóloga Kelly Molinari.
Sugestão de pauta