A indicação era que o moradores procurassem abrigo em áreas altas e ficassem longe das praias.
Uma agência meteorológica informou no último sábado (15), por volta das 14h57, que um tsunami com risco de provocar ondas de até três metros atingiu a costa do Japão. O fato aconteceu logo depois que um vulcão nas Ilhas Tonga entrou em erupção.
Alertas foram emitidos para algumas regiões da Califórnia, Oregon, Washington e Alasca. A indicação era que o moradores procurassem abrigo em áreas altas e ficassem longe das praias.
As ondas registradas até agora variam de 0,89 cm em Port Reyes (Califórnia) a 1,3 metro em Port San Luis, cerca de 300 quilômetros ao norte de Los Angeles, no mesmo estado, de acordo com o Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) local.
>> LEIA MAIS: Cachorro fica preso dentro de carro em Balneário Camboriú
Os avisos de tsunami também foram enviados a ao Norte e Leste da Nova Zelândia, à Austrália e ao Chile, que ordenou o esvaziamento da maioria das praias em seus mais de 4.000 km de costa (com exceção de Aysen e Magallanes, ao sul do país), incluindo a Ilha de Páscoa e Ilha da Antártida.
No Chile, foi registrada uma variação na altura das ondas de entre 30 centímetros e um metro. As áreas que possuem os maiores riscos são as regiões de Coquimbo, no centro-norte, e Los Rios e Los Lagos, no sul, conforme informações divulgadas pelo Escritório Nacional de Emergência.
ASSITA AO VÍDEO
Sugestão de pauta