Município aderiu ao Cidade Empreendedora e inaugurou a Sala do Empreendedor.
Em Ascurra, 2021 foi marcado por iniciativas de incentivo ao empreendedorismo regional. Em fevereiro o município aderiu ao programa Cidade Empreendedora, parceria entre a prefeitura e o Sebrae/SC para apoiar os municípios que visam melhorar seu ambiente de negócios. E em março o projeto já começou a tomar forma.
A primeira solução trabalhada foi a iniciativa Elo, que prevê dar ao produtor agrícola a capacitação necessária para que possa participar dos processos de licitação, além de organizar os sistemas de compra da merenda e orientar gestores envolvidos.
Ao final do primeiro semestre, o município começou as tratativas para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM). O documento serve para identificar e estruturar os setores econômicos para promover o desenvolvimento da cidade. Os eixos de mais destaque da cidade foram levados em consideração a fim de desenvolver ações e estratégias direcionadas.
O prefeito Arão Josino explica que a partir desse planejamento será possível realizar atividades específicas voltadas às áreas de maior potencial econômico na cidade, e potencializar os trabalhos do Cidade Empreendedora em 2022. “O mais interessante do PEDEM, por exemplo, é poder identificar as vertentes e potencializá-las. Baseado nisso poderemos estruturar metas de execução em curto, médio e longo prazo. Esse é o início de um trabalho que trará progresso para a economia e empregabilidade para o município”, reforça.
Outra ação desenvolvida este ano, através da parceria com o Sebrae/SC, foi o programa Aceleradora de MEI’s, capacitação voltada para os empreendedores locais. A ação contou com três fases diferentes: o eu como empreendedor, meu negócio e o crescimento. As atividades trabalham metodologias orientadas para o progresso individual de cada microempreendedor e 20 empresários se formaram no programa.
Novo espaço para potencializar empreendedorismo
Entre as iniciativas que marcaram os últimos meses de 2021 em Ascurra está a Sala do Empreendedor, inaugurada em setembro de 2021. O espaço presta serviços gratuitos voltados à desburocratização e ao avanço do cenário econômico da cidade. Os empreendedores têm acesso à formalização gratuita e simplificada do certificado de Microempreendedor Individual (MEI), alteração dos dados cadastrais, emissão de DAS, nota fiscal eletrônica, declaração anual do Simples Nacional (DASN), consultorias especializadas, entre outros serviços.
–> LEIA TAMBÉM: Timbó receberá R$ 45,6 milhões no Plano 1000 do Governo de SC
Uma das primeiras ações realizadas pela Sala do Empreendedor foi o projeto Salto Aceleradora de MEIs. O objetivo foi fortalecer e desenvolver o empreendedorismo através da educação empreendedora, com cursos e workshops e costura, segurança alimentar, técnicas para serviço de garçons e como vender mais no Natal.
Outro projeto trabalhado este ano, o Ascurra de Oportunidades ofertou capacitações e incentivo aos empreendedores locais, preparando trabalhadores para o mercado, dispostos a lidar com os desafios do dia a dia.
“Nos sentimos muito orgulhosos de poder proporcionar esse aprendizado a cidadãos ascurrenses que tem a garra e força de crescer e empreender em meio ao Alto Vale. Com esta solução do programa Cidade Empreendedora, a economia regional só tem a ganhar, com implementação de melhorias e desenvolvimento de negócios que valorizem a região e fomentem inclusive a geração de novos empregos”, celebra o prefeito Arão Josino.
–> LEIA TAMBÉM: Hospital Beatriz Ramos de Indaial realiza curso de libras
As soluções oferecidas pelo programa Cidade Empreendedora são fruto da parceria entre o poder público municipal e o Sebrae/SC. Por meio do programa, a prefeitura pode implementar serviços que incentivem o desenvolvimento da economia regional, com atividades como assistência a empreendedores e atividades de evolução de setores da prefeitura de Ascurra.
Sugestão de pauta