Droga estava em um contêiner que seria enviada ao Porto de Algeciras, na Espanha.
A Receita Federal realizou, na tarde de sábado, 11 de dezembro, a quarta apreensão de cocaína, deste ano, no Porto de Itapoá/SC.
Os 231,5 kg de cocaína foram localizados em um contêiner que transportava uma carga de flanges de madeira e que seria enviada ao Porto de Algeciras, na Espanha. O método utilizado pelos criminosos foi o “rip on – rip off”, quando a droga é inserida em um contêiner sem o conhecimento do exportador. Os traficantes fazem com que a droga “pegue carona” em um contêiner que terá como destino o porto de interesse da quadrilha.
Durante a operação da Receita Federal, além de métodos de gerenciamento de riscos, foi utilizado o agente canino Enzo, da raça Pastor-belga Malinois, que auxiliou na localização da droga que estava em meio à carga de flanges de madeira.
Em 2021, nos portos catarinenses foram apreendidos 2.150,50 quilos de cocaína. Destes, 1.070,50 quilos em Itapoá e 1.080 quilos em Itajaí.
–> LEIA TAMBÉM: Praça Maria Helena Montibeller Erhardt é inaugurada em Indaial
A Receita Federal vem intensificando as fiscalizações das mercadorias que passam pelos portos brasileiros, área de sua competência, e ampliando as operações para combater novas modalidades de envio, como por exemplo nos casos em que a droga é inserida no casco dos navios.
Conforme publicado pela Receita Federal, a droga apreendida foi encaminhada à autoridade policial, que seguirá com a investigação.
Sugestão de pauta