A palestra realizada pelo HBR teve o objetivo de esclarecer maiores dúvidas sobre este tema aos seus colaboradores.
O Hospital Beatriz Ramos realizou no início deste mês de dezembro, ao longo de quatro dias, uma palestra com o tema “Bactérias Multirresistentes”, ministrada pelo biomédico Leandro Teixeira Wolff.
O evento teve como público alvo todas as equipes do HBR e contou com a presença de colaboradores de diferentes setores como CCIH, Centro Cirúrgico, Maternidade, Pronto-Socorro, Enfermagem, UTI, Recepção, Higienização e administrativo.
A palestra realizada pelo HBR teve o objetivo de esclarecer maiores dúvidas sobre este tema aos seus colaboradores.
>> LEIA MAIS: Projeto de desenvolvimento regional é aprovado em assembleia de prefeitos dos municípios do Vale Europeu
Em um primeiro momento, foi apresentada uma introdução ao tema e apresentação do que é resistência e quais os seus tipos e formas de transferência. Posteriormente, foram apresentados conceitos do que é multirresistência, culturas de vigilância e o ciclo das bactérias resistentes. Ao final, foram realizadas demonstrações práticas.
Resistente a três ou mais classes de antimicrobianos, a bactéria multirresistente está, dentre outros fatores, atrelada ao longo tempo de internação de um paciente. Contudo, não está presente somente no meio hospitalar, mas fora deste também.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o controle da disseminação dessas bactérias deve ser prioridade das instituições de saúde, e isso está relacionado diretamente às práticas de prevenção e controle de infecção.
Sugestão de pauta