Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos do 7º e 8º anos.
No período de setembro a novembro, alunos do 7º e 8º anos das Escolas Básicas Professora Úrsula Kroeger e Mulde Baixa desenvolveram trabalhos voltados à área da pesquisa e obtiveram a publicação desses materiais no Volume 1 dos Cadernos do Simpósio Interdisciplinar de Ensino de Ciências (Siec).
Ao trabalharem em sala de aula com metodologia de projetos, o professor de Ciências, Alexandre Takio Kitagawa, sugeriu aos alunos que apresentassem suas pesquisas no I Simpósio Interdisciplinar, promovido pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Assim, seis trabalhos elaborados pelos estudantes foram enviados, analisados e aprovados durante a Conferência do Siec, evento que aconteceu de 30 de novembro a 3 de dezembro.
Esse Volume 1 dos Cadernos do Siec busca tornar públicas as experiências e vivências de pessoas que instruem, aprendem e pesquisam sobre o ensino de Ciências. A coletânea inclui, portanto, resultados preliminares ou finais de pesquisas científicas, relatos de experiências de ensino/extensão e propostas didáticas voltadas a essa área.
No caso dos estudantes das Escolas Mulde Baixa e Profª Úrsula Kroeger foram elaborados textos através da coleta de dados, além de desenvolverem a gravação de um podcast a fim de explicar o projeto para encaminharem ao evento junto aos demais materiais.
Dentre os assuntos abordados pelos alunos nas pesquisas estão a “Adesão vacinal contra o HPV entre estudantes do ensino fundamental”, “Pesquisa sobre a saúde mental de alunos do ensino fundamental em duas escolas municipais de Indaial”, “Reflexões sobre incêndios em ambiente escolar”, “Percepção da equipe pedagógica sobre desastres naturais relacionadas às mudanças climáticas”, “Consumo de pão mofado na visão de alunos do ensino fundamental” e “Animais de estimação em desastres ambientais”.
–> LEIA TAMBÉM: Timbó libera dose de reforço da vacina Janssen
“É muito importante que os estudantes se envolvam em movimentos como esse e tenham contato com o mundo da pesquisa desde cedo. Esse reconhecimento incentiva ainda mais o aluno a fazer Ciência. Estamos todos muito orgulhosos”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
Todos os textos desenvolvidos pelos alunos podem ser conferidos no Volume I dos Cadernos do Siec, disponível em https://ufsb.edu.br/images/li-ciencias-da-natureza-csc/Cad_SIEC_v1_2021.pdf
Sugestão de pauta