Esta é a primeira vez que a competição é sediada em SC e a segunda vez no Brasil.
Entre os dias 01 e 05 de dezembro, Timbó sedia o Pan-Americano de Xadrez Amador. Esta é a primeira vez que a competição é sediada em Santa Catarina e a segunda vez no Brasil.
Já são mais de 100 inscritos, vindos de todo país e de Argentina, México, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Estados Unidos, Chile e Panamá. A equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Timbó irá participar com dez atletas.
O evento será realizado no Timbó Park Hotel. Os campeões do Pan-Americano terão vaga no Mundial Amador em Malta, em 2022. Além disso, também será entregue o título de Mestre Nacional de Xadrez aos três melhores brasileiros de cada categoria.
“O evento é muito importante para o desenvolvimento dos atletas timboenses, assim como um grande intercâmbio cultural. Este tipo de evento traz também benefícios ao município, com movimentação na hotelaria, restaurantes, cooperando na retomada e desenvolvimento econômico do turismo esportivo”, destaca o técnico da equipe de Xadrez da FME Timbó e um dos organizadores do Pan-Americano, Marlon Rahn.
–> LEIA TAMBÉM: Três bandidos rendem vítima, invadem e roubam casa em Indaial
Rahn ainda adianta que para o próximo ano já está sendo planejado o II Aberto do Brasil em Timbó, colocando o município no calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Catarinense de Xadrez (FCX).
Sugestão de pauta