Categorias
Notícias de Saúde

Direcionamento vai facilitar o acesso à Saúde de moradores da Dona Clara em Timbó

A Secretaria de Saúde de Timbó vai a partir do ano que vem direcionar o atendimento médico de até 300 moradores do Bairro Dona Clara às Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Capitais ou Padre Martinho Stein.

A medida visa facilitar o acesso, distribuindo esses atendimentos conforme o zoneamento, ou seja, pela menor distância entre a residência e a USF. A mudança começa a valer na segunda quinzena de março.

Segundo o secretário de Saúde, Alfredo João Berri, a iniciativa visa atender a necessidade de muitas pessoas que procuraram a Secretaria. “Além de atender o pedido de muitas pessoas faremos uma distribuição mais lógica, geográfica desses atendimentos, conforme a proximidade com a USF”.

O comunicado aos moradores de Dona Clara sobre qual USF eles devem utilizar será feito após a visita dos agentes de Saúde e posterior análise da Secretaria.

A Unidade de Saúde da Família Avançada de Tiroleses, que ficava localizada próximo ao Museu da Música, no Bairro Dona Clara, foi fechada em janeiro de 2021 em cumprimento a um TAC – Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público que considerou o prédio fora dos padrões nacionais de atendimento à saúde.

–> LEIA TAMBÉM: Animais de estimação são salvos de incêndio em residência em Trombudo Central

Conforme publicado pela Prefeitura Municipal, além disso, conforme estabelece o Ministério da Saúde, o Bairro Dona Clara não comporta tecnicamente uma Unidade de Saúde, porque há um número reduzido de usuários, cerca de 900, fora dos padrões mínimos exigidos que são de 2,5 a 3 mil usuários por USF, em cidades do porte de Timbó.

Compartilhe nas suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *