Os meteoros foram flagrados no céu de Monte Castelo, na madrugada desta sexta-feira (22).
Na madrugada desta sexta-feira (22), uma estação de monitoramento flagrou cerca de 30 meteoros no céu de Monte Castelo, no Norte catarinense. De acordo com o astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Jocimar Justino, pelo menos nove deles são parte da chuva de meteoros “Orionidas”, causadas por detritos do cometa Halley.
Segundo Jocimar, o pico da chuva de meteoros ocorreu entre quarta (20) e quinta-feira (21). Porém, os registros foram desfavorecidos devido ao tempo nublado.
“Os períodos de maior intensidade [para ver os meteoros] são dias próximos aos dias de pico. Alguns dias antes e alguns dias depois. Na madrugada de hoje, as nuvens abriram uma brecha e foi possível fazer os registros”, comenta.
O cometa Halley passou pela última vez no ano de 1986, tendo sua próxima aparição na Terra prevista para o ano de 2061, e poderá ser visto, novamente, no céu catarinense. Jocimar comenta que a próxima aparição será um espetáculo.
“Provavelmente vai dar pra ver daqui e será um espetáculo”.
>> LEIA MAIS: Lei que altera tolerância no excesso de peso de caminhões é sancionada
A chuva de meteoros é ocorre devido aos detritos do cometa Halley, que passa próximo ao planeta a cada 76 anos, deixando um rastro de detritos que podem ser visto duas vezes ao ano, no mês de maio e outubro. Ao atingir a atmosfera, esses detritos queimam e causam a chuva de meteoros.
Com informações do G1.
Sugestão de pauta