Categorias
Notícias de Saúde

Ascurra cria programa de atenção a meninas em vulnerabilidade social

O Prefeito de Ascurra, Arão Josino, sancionou na última terça-feira, dia 05 de outubro, a Lei Ordinária número 1635, de primeiro de outubro de 2021, que cria o programa permanente “Menstruação sem tabu e incentivo à saúde íntima feminina”. O projeto é da vereadora Patrícia Bassani, e recebeu a assinatura do gestor municipal após a aprovação na Câmara de Vereadores de Ascurra.

Este programa será desenvolvido nas escolas públicas do município, e tem como objetivo proporcionar ações efetivas de prevenção à pobreza menstrual das mulheres em situação de vulnerabilidade, promover a educação quanto à saúde íntima feminina e possibilitar o acesso e disponibilização de itens de higiene pessoal e absorventes higiênicos ao público.

Serão promovidas palestras com a comunidade e capacitação de profissionais da educação e da saúde sobre o tema no município, com distribuição de cartilhas informativas. Um dos principais pontos desta lei é a distribuição gratuita de absorventes, para alunas de escolas da rede pública e adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Autora do projeto de lei no legislativo ascurrense, a vereadora Patrícia destaca a importância desta iniciativa, principalmente, para as alunas da rede de ensino. “Durante o período menstrual, muitas meninas acabam faltando às aulas pelo fato de se sentirem inseguras. Elas podem até sair de casa preparadas, mas no colégio não tem a assistência necessária, como o fornecimento de absorventes, que não é um item supérfluo, mas sim de necessidade para higiene pessoal”.

–> LEIA TAMBÉM: Corpo de Bombeiros atende acidente em Rodeio

A lei também coloca que todas as ações do programa ‘Menstruação sem Tabu’ serão promovidas pela Prefeitura de Ascurra, podendo buscar parcerias com demais entidades, como organizações sem fins lucrativos, associações e fundações e que defendam a causa.

Compartilhe nas suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *