O vídeo mostra o momento em que o lagarto corre atrás de Christian Raboch em Jaraguá do Sul.
Imagens mostraram o momento em que um lagarto adulto da espécie teiú, corre atrás de biólogo após ser resgatado dentro do motor de um carro da prefeitura de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O vídeo mostra Christian Raboch, que atua na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), pegando o animal dentro do veículo. O lagarto abre a boca de forma hostil durante o resgate. Na soltura, ele corre atrás do funcionário.
O caso ocorreu no início da semana, segunda-feira (20). Os Funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) acionaram a fundação após perceberem que o réptil estava subindo o capô do carro e, em seguida, entrou no motor. O lagarto não estava ferido e foi colocado dentro de uma caixa transparente para ser devolvido à natureza. Em sua retirada, ele correu em direção ao biólogo, que comentou que o animal pode machucar.
“Geralmente é um animal calmo, mas pode bater com o rabo e machucar ou morder”.
>> LEIA MAIS: Timbó lança Ato Convocatório para vagas de professor e auxiliar operacional
Foi um susto e tanto, mas ninguém se feriu, e o animal voltou a salvo para a natureza. De acordo com Christian, o réptil fica mais agitado durante a primavera e o verão, por conta do aumento das temperaturas, e tende a ser visto com mais frequência em áreas urbanas. O teiú pode chegar a 1,5m e é considerado comum no Brasil, sendo visto em quase todo o país.
“Geralmente são calmos. As pessoas enxergam eles pegando sol em calçadas, terrenos baldios. Eles comem de tudo um pouco, tanto carne como frutas”.
Com informações do G1
Sugestão de pauta