A maior preocupação dos oceanógrafos seriam os danos causados pelas gigantescas ondas que poderiam destruir a de Salvador.
O que talvez deveria ser uma preocupação apenas para o continente Africano já desperta o alerta dos oceanógrafos brasileiros e toda a população da cidade de Salvador na Bahia.
Um vulcão nas Ilhas Canárias, no litoral da África, entrou em estado de alerta para uma possível erupção. E o que a maior parte da população não imaginava era como isto poderia afetar uma cidade no Brasil.
>> LEIA MAIS: Juntos três homens foram condenados a mais de 50 anos em Blumenau
De acordo com os especialistas, uma erupção explosiva do vulcão Cumbre Vieja, poderia provocar um tsunami que atingiria todo o Brasil, afetando principalmente as costas Norte e Nordeste. Isto poderia originar ondas superiores a 5 metros de altura, levando a destruição de parte da cidade de Salvador na Bahia.
Para os estudiosos e pesquisadores em uma escala de classificação esta possível erupção estaria na faixa amarela de risco. As informações relacionadas sobre os estágios de erupção do vulcão foram fornecidas pelo MetSul Meteorologia.
Segundo as informações dos oceanógrafos responsáveis pelo estudo dos fenômenos relacionados a vulcões, dentre outros, o vulcão está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias.
Sugestão de pauta