Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que pessoas caem do avião que decola.
Na manhã desta segunda-feira (16), um tumulto no aeroporto de Cabul deixou mortos no Afeganistão. O caso ocorreu quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o país, que foi dominado pelo Talibã. O número de mortos ainda não foi confirmado. Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, três pessoas morreram. Já a agência de notícias Reuters, cita relatos de testemunhas que informam cinco óbitos.
Com o avanço do caos que assola o país, grandes aviões militares de várias nacionalidades chegam para evacuar cidadãos de embaixadas. Isso faz com que a população, em desespero, busque um lugar para fugir dos grupos extremistas. Uma das cenas foi registrada em um vídeo, onde mostra centenas de pessoas correndo ao redor de um Boeing C-17 Globemaster, da Força Aérea dos Estados Unidos da América (EUA), enquanto um enorme jato taxiava pelo aeroporto de Cabul.
Outro vídeo que mostra o C-17 decolando, registra que ao menos duas pessoas se agarraram ao trem de pouso da aeronave, vindo a cair de uma grande altura à medida que o avião subia.
Ainda não foi esclarecido como as vítimas morreram. Uma autoridade dos EUA relatou que as tropas atiraram apenas para cima, para dissipar as pessoas que tentavam entrar a força no voo militar, destinado a tirar diplomatas dos EUA e funcionários da embaixada da cidade que fora destruída.
>> LEIA MAIS: Incêndio em Centro Espírita ocorre em Barra Velha
A maioria das pessoas que tentaram fugir não concordam com a ideologia do Talibã e com a formação do emirado islâmico. Há outra parte que tenta fugir da “justiça” dos grupos extremistas, pois apoiaram o atual governo, ou a presença dos EUA no Afeganistão.
Sugestão de pauta