Os acusados teriam aplicado o golpe do cartão.
Três homens suspeitos de cometer crimes de estelionato contra idosos em Fraiburgo vão continuar presos, conforme decisões da Vara Criminal da comarca local. Dois deles tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva na semana passada; o outro, já denunciado pelo Ministério Público, teve pedido de revogação da preventiva indeferido pela unidade.
Segundo as informações do Poder Judiciário de SC, em ambos os casos, os acusados teriam aplicado o golpe do cartão. Na prática delituosa, ligam para idosos como se fossem trabalhadores de um determinado banco e afirmam que há problemas com o cartão. Depois de convencê-los a informar a senha, afirmam que um funcionário irá buscar o plástico. Com os cartões em mãos, os golpistas fazem saques e efetuam pagamentos.
>> LEIA TAMBÉM: Dois adolescentes foram apreendidos em Blumenau
No último caso em Fraiburgo, registrado no dia 2 de julho, foram encontrados cartões, máquinas e crachás com nomes falsos em poder da dupla suspeita. Eles subtraíram grande quantia das vítimas dias antes. Houve fuga e perseguição pela polícia.
“A prisão se mostra necessária para evitar a reiteração criminosa”, justificou o magistrado.
Embora não haja notícias de antecedentes criminais dos conduzidos – até porque residem no Estado de São Paulo, segundo eles informaram -, houve nos últimos dias diversos crimes da mesma natureza nessa comarca.
O outro homem, já na condição de réu em processo criminal após o recebimento da denúncia pelo juiz, teria aplicado o golpe em dois idosos com mais de 70 anos, no final do mês de maio. Também de São Paulo, o homem foi preso depois de praticar os crimes, quando estava em um veículo de aplicativo de transportes com cartões das vítimas.
>> LEIA TAMBÉM: 119 kg de maconha são apreendidos em Balneário Piçarras
No local onde se hospedou foram encontradas as máquinas utilizadas para subtrair o dinheiro. Os processos tramitam em segredo de justiça.
Sugestão de pauta