Previsão ocorre devido ao ingresso de uma intensa massa de ar polar continental.
Na próxima semana, especialmente de 28 de junho à 01 de julho, o ingresso de uma intensa massa de ar polar continental (centro de alta pressão) sobre a região Sul do Brasil, promove indicativo de frio intenso. Os dias deverão ter tempo firme, ensolarados e com formação de geada ampla e até severa em partes de Santa Catarina, com em destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte, onde as mínimas serão abaixo de 0ºC.
Conforme as previsões divulgadas pelos meteorologistas, Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, a previsão deverá ser detalhada durante o fim de semana, pois de momento trata-se apenas de um indicativo do que poderá ocorrer.
O indicativo aponta chance de neve entre o fim da noite de segunda-feira até a madrugada de quarta-feira, especialmente no topo do Planalto Sul e Serra Gaúcha. Indicativo é devido o ar polar e úmido na baixa atmosfera.
LEIA TAMBÉM: Com programa gratuito do Sebrae, mercado de Indaial aumenta vendas
Vale ressaltar que as previsões estão sendo monitoradas e nos próximos dias podem sofrer algumas alterações.
Massa de ar
As Massas de Ar designam porções de ar que se deslocam na terra, as quais influenciam no clima por onde atuam, podendo alcançar milhares de quilômetros quadrados de extensão.
As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. Por sua vez as denominadas “frentes” são as zonas de transição quando se encontram duas massas de ar, e mais comumente são caracterizadas em frentes frias e quentes.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de envolvimento em triplo homicídio é preso em Itapema
Massa Polar: Surge nos polos, norte ou sul, sendo classificadas em Polares Continentais (baixa temperatura e baixa umidade) posto que atuam nas áreas continentais polares; e Polares Marítimas (baixa temperatura e alta umidade) oriundas das áreas oceânicas sub polares e ártica.
Sugestão de pauta