Hospital de Blumenau alcançou 100% de conformidade em indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprovou a segurança do paciente no Hospital Santa Isabel (HSI), em Blumenau. A instituição teve 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. A Anvisa fez a pesquisa em conjunto com o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NPS VISA/SC). Todos os hospitais com leitos de terapia intensiva do país participaram dessa pesquisa.
Segundo a Anvisa, esta avaliação é uma estratégia para promover a cultura de segurança, aprimorando a qualidade e a aplicação de boas práticas em serviços de saúde. A Coordenadora de Processos e Qualidade do HSI, Diane Furtado, destaca que a instituição se preocupa com a segurança do paciente. “São avaliados 21 indicadores, desde protocolos internos e capacitações até notificações em incidentes. O Hospital Santa Isabel se preocupa em desenvolver todas as áreas de segurança do paciente, garantindo o melhor tratamento médico e qualidade no serviço de saúde prestado à comunidade”.
O HSI constantemente aplica as 6 Metas internacionais de Segurança do Paciente. As metas foram desenvolvidas em 2006 pela Joint Commission International (JCI) e são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São elas: 1° identificação correta do paciente, 2° comunicação efetiva, 3° uso seguro de medicamentos, 4° cirurgia segura, 5° higiene das mãos e 6° prevenção de quedas e lesão por pressão.
>> LEIA MAIS: PRF recupera veículo roubado no Paraná na BR 101 em Garuva
Diane completa que as metas têm como objetivo garantir as melhores práticas durante todo o atendimento ao paciente. “Os protocolos adotados pelo Hospital Santa Isabel têm foco no paciente, garantindo o bem-estar e recuperação no ambiente hospitalar”, finalizou.
Sugestão de pauta