A publicação foi embasada em um suposto relatório produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O empresário catarinense Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, disse que vai processar o portal de notícias UOL e o jornalista, Lucas Valença, por publicação de reportagem mentirosa (Fake News) nesta terça-feira (22).
A publicação foi embasada em um suposto relatório produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), cujo o UOL afirmou que teria tido acesso. No entanto, o documento não existe, e isso caracteriza a produção de fake news, cujo único objetivo é prejudicar a imagem do empresário e, principalmente, do presidente Jair Messias Bolsonaro.
Ainda na manhã desta terça (22), a Abin divulgou uma nota esclarecendo não ser autora de suposto relatório.
>>LEIA TAMBÉM: SC retoma crescimento nas exportações de carne de frango
NOTA DA ABIN
“A Agência Brasileira de Inteligência informa não ter produzido, recebido ou difundido relatório ou qualquer outro documento como mencionado pelo portal UOL em reportagem desta terça-feira – 22 de junho. A Agência esclarece ainda que compete à ABIN executar a Política Nacional de Inteligência (Decreto n° 8.793, de 29 de junho de 2016) com estrita observância dos direitos e garantias individuais, da fidelidade às instituições, dos princípios éticos e da segurança do Estado”.
Para acessar a nota, clique aqui.
Se Luciano Hang processar, o caso será acompanhado e posteriormente divulgado.
Sugestão de pauta