A medida proporcionando agilidade e diminui a fila de espera.
A equipe de enfermagem é quem realiza o primeiro atendimento ao usuário da rede na Unidade Básica de Saúde, verificando a demanda e em caso de necessidade fazendo o encaminhamento necessário ao médico. A medida otimiza o serviço público, proporcionando agilidade no atendimento e diminuindo a fila de espera.
Em Indaial, esse trabalho é realizado de forma técnica, seguido por todos os profissionais através dos protocolos do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren), uma série de documentos e recomendações que servem de referência para o atendimento. Os protocolos são instrumentos fundamentais de apoio a uma prática segura, com respaldo ético e legal. Além disso, asseguram a autonomia da categoria.
Entre as atribuições, os profissionais podem realizar consulta de enfermagem e conforme avaliação dar seguimento à assistência.
Atualmente os profissionais estão capacitados para atenderem a comunidade em quatro áreas: hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares; infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva como dengue e tuberculose; saúde da mulher e demanda espontânea de cuidados no adulto.
“Os protocolos implantados em 2020 beneficiam a comunidade, pois resolvem muitas demandas dos pacientes sem a necessidade de uma consulta médica. O enfermeiro está preparado para esse tipo de atendimento. Essa também é uma maneira de valorizar o profissional que desempenha papel relevante na atenção primária”, explica o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.
LEIA TAMBÉM: Estudantes homenageiam profissionais da saúde em Timbó
Em breve, os profissionais da Atenção Primária à Saúde também receberão treinamento para mais dois protocolos do Coren, voltados à demanda de cuidados com a criança e à pessoa com ferida.
“É importante que a comunidade tenha conhecimento desses protocolos quando procurar o serviço de saúde nas unidades. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento público”, afirma o secretário.
Sugestão de pauta