De acordo com o Calendário de Vacinação, serão oito etapas. E a primeira delas já começou.
O Governo de Santa Catarina anunciou que vai vacinar toda a população acima de 18 anos até o dia 23 de outubro de 2021. A informação desta terça-feira (8) está na projeção do Calendário de Vacinação contra a Covid-19, e foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde.
O Calendário comunica que, ao todo, serão oito etapas. A primeira delas, de pessoas com idade entre 59 e 55 anos, começou no dia 4 de junho, com a primeira dose.
“A vacinação em massa é a única maneira de superarmos essa pandemia, que tanto nos afetou desde março de 2020. Com a previsão da chegada de novas doses, pudemos fazer essa previsão de calendário. Trata-se de algo factível e que lutaremos para que se concretize e, se possível, até mesmo adiantar datas. Nosso esforço de auxílio aos municípios será contínuo”, disse o governador Carlos Moisés.
Com a divulgação do calendário, Estado e municípios vão trabalhar em conjunto na intensificação da vacinação da população em geral e buscar maiores resultados.
“Isso só está sendo possível pela organização feita pelo estado de Santa Catarina e seus municípios, além de uma sinalização positiva do Ministério da Saúde de um calendário de entrega de vacinas a ser cumprido nas próximas semanas. Com isto, a população catarinense terá mais transparência para melhor entender quando cada um poderá ser imunizado contra a Covid-19”, informou André Motta Ribeiro, Secretário de Estado da Saúde.
A segunda etapa é de pessoas com idade entre 50 e 54 anos. Ela está prevista para iniciar no dia 14 de junho. Em seguida, será a vez da população com idade entre 49 a 45 anos, depois 44 a 40 anos, 39 a 35 anos, 34 a 30 anos, 25 a 29 anos e, por fim, 24 a 18 anos, sempre de forma decrescente.
<< LEIA TAMBÉM: Bolsonaro se retrata de fala sobre TCU, mas volta a atacar governadores
O estado de Santa Catarina espera vacinar a população que está sendo mais atingida pelo vírus da Covid-19, que é a faixa etária dos 40 anos, antes do início do inverno, estação onde há maior ocorrência de doenças respiratórias.
“O estado de Santa Catarina distribuiu doses da vacina na última semana para avançar na vacinação da população em geral por faixa etária e, nos próximos dias, deve receber novas doses do MS, para progredir ainda mais na imunização de todos os catarinenses contra a Covid-19. E, desta forma, a nossa meta é vacinar a população adulta antes dos feriados de dezembro”, finalizou o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.
Sugestão de pauta