Três pessoas morreram na cidade por complicações da doença
A cidade de Joinville, em Santa Catarina, confirmou 8,5 mil casos de dengue em 2021, onde três pessoas morreram por conta da doença. Segundo a Vigilância Epidemiológica, mais de sete mil focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados na cidade. Praticamente todos os bairros do município.
Por conta da proliferação da doença, a prefeitura da cidade irá adotar um novo modelo de teste contra a dengue. Nesta semana, foi feita uma licitação para a compra de testes rápidos que ajudam a detectar a doença imediatamente. A intensão da prefeitura é começar a utilizar estes testes ainda no fim do mês de junho, ou começo de julho.
Atualmente, os exames de identificação da doença são feitos através de exames clínicos e laboratoriais, o que leva mais tempo para sair os resultados.
Através dos testes rápidos, a cidade quer ampliar a testagem, e assim, mapear detalhadamente a incidência da doença. Esse mapeamento irá mostrar os bairros que deverão ser priorizados nos mutirões, ações em conjunto com a prefeitura e militares na limpeza de terrenos e, orientação aos moradores.
O levantamento também possibilitará a redução das subnotificações dos casos. Isso ocorre atualmente porque muitas pessoas que tiveram a doença não comunicaram à Vigilância Epidemiológica, o que dificulta no trabalho realizado para identificar os focos do mosquito.
Sugestão de pauta