Esta etapa está dividida em 13 grupos e ocorre de acordo com listagem nominal enviada pelo Governo do Estado.
A Secretaria de Saúde informa que na próxima semana irá vacinar contra Covid-19 trabalhadores da educação. A vacinação já iniciou nesta quinta-feira, dia 27, com professores e auxiliares de sala de aula da Educação Especial que trabalham na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Esta etapa está dividida em 13 grupos e ocorre de acordo com listagem nominal enviada pelo Governo do Estado. Esta lista foi repassada à Secretaria de Educação (Semed) que por sua vez está organizando a vacinação junto às instituições de ensino onde os profissionais atuam. Os trabalhadores da educação que serão vacinados estão sendo comunicados diretamente pela instituição e sabem o grupo o qual fazem parte.
No dia da vacinação, os professores devem levar a declaração que a instituição de ensino emitiu, comprovando seu vínculo empregatício com o local.
Calendário
Dia 31 de maio, segunda-feira: servidoras e servidores nos Núcleos de Educação Infantil e das equipes de apoio (limpeza e gestão), que fazem parte dos grupos 2, 4 e 5, conforme listagem enviada pelo Estado.
Dia 01 de junho, terça-feira: servidoras e servidores nas Unidades Pré-Escolares e anos iniciais do ensino fundamental, que fazem parte dos grupos 3, 6 e 7, conforme listagem enviada pelo Estado.
Dia 02 de junho, quarta-feira: servidores e servidoras dos anos finais até ensino médio e técnico, que fazem parte dos grupos 8, 9, 10, 11, 12 e 13, conforme listagem enviada pelo Estado. Também acontece a vacinação das pessoas dos grupos já contemplados na vacinação (NEI até ensino médio e técnico) cujos nomes não estavam nas listas.
A vacinação ocorre das 8h às 11h. A aplicação é feita no Salão da Igreja Matriz Santa Terezinha, localizado na Rua Germano Brandes Senior, número 397, no Centro.
É necessário levar a carteirinha de vacinação e documento de identidade.
Ensino remoto
Devido a ida dos profissionais da educação para receber a vacina, algumas unidades de ensino terão ensino remoto no dia da vacinação do grupo prioritário.
Dia 31 de maio, segunda-feira: os NEIs vão ter ensino remoto no período da manhã, no período da tarde atendimento normal.
Dia 31 de maio, segunda-feira: os NEIs vão ter ensino remoto no período da manhã, no período da tarde atendimento normal.
Dia 01 de junho, terça-feira: UPEs e as escolas municipais Pe. Martinho, Nestor Margarida, São Roque e Tiroleses até 5º ano terão ensino remoto no período da manhã, à tarde terá atendimento normal.
Dia 02 de junho, quarta-feira: as escolas municipais Erwin Prade e Maurício Germer terão ensino remoto, pois são as únicas escolas que ofertam Anos Finais no período da manhã.
Idosos e pessoas com comorbidades continuam sendo vacinados
A Secretaria de Saúde reitera que idosos com 60 anos ou mais e pessoas a partir dos 18 anos com comorbidades que ainda não fizeram a primeira dose, também podem ir se vacinar. Confira abaixo a lista completa de comorbidades contempladas.
• Respiratórios
• Hepáticos
• Neurológicos
• Diabéticos
• Obesos, com Obesidade grau III com IMC > ou = 40
• Renal crônico (que não faz hemodiálise)
• Imunossupressão
• Cardiopatas
• Pessoas com Síndrome de Down
• Transplantado de órgão sólido ou medula óssea (independente de quando fez o transplante)
• Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
• Pessoas com fibrose cística
• Pessoas com Deficiência Permanente Grave
Comprovação de comorbidade
Para ter direito a vacina contra Covid-19 é preciso comprovar a comorbidade. Serão aceitas estas formas de comprovação:
– Receita médica (cópia)
– Declaração médica (cópia)
Fonte: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: PMT
Sugestão de pauta