CEI João e Maria Stramosk terá capacidade para até 365 crianças na área central da cidade.
Será entregue nesta sexta-feira (7 de maio) em Rio do Sul, o Centro de Educação Infantil (CEI) João e Maria Stramosk – Creche Central. A nova unidade que atende a educação infantil é considerada uma das maiores de Santa Catarina, com capacidade de atendimento de até 365 crianças de berçário ao jardim.
Um ato simbólico às 17h marcará a entrega oficial, com número reduzido e restrito de convidados, mas com transmissão ao vivo em vídeo pelas redes sociais da prefeitura. Todos os protocolos sanitários de distanciamento, capacidade de ocupação, disponibilidade de álcool gel e uso de máscaras serão exigidos como forma de evitar a transmissão da Covid-19.
O valor do investimento para a construção foi de R$ 3.795.565,20, com recursos próprios da Secretaria de Educação do município. A empreiteira responsável pela obra foi a Salver Engenharia, que levou cerca de 18 meses para conclusão dos trabalhos em um terreno onde antigamente funcionava o antigo presídio de Rio do Sul.
A unidade absorverá crianças já matriculadas nos CEIs Favo de Mel 1, Favo de Mel 2, Adelaide Ledra e Sebastião Back. Novas vagas para outras crianças devem ser abertas, em formato que em breve será anunciado pela Secretaria de Educação. O início das atividades do CEI está previsto para 17 de maio.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, comemora o fato de poder entregar uma das maiores obras em capacidade de atendimento para a educação infantil do Estado e que isso foi resultado de grande esforço de gestão e economia de recursos. “É um momento único para a nossa administração, principalmente para toda a equipe da Secretaria de Educação. Chegamos ao final da obra e vamos poder entregar este espaço moderno e com todos os itens para qualidade, segurança e conforto no atendimento para nossas crianças”.
Mais detalhes sobre a “Creche Central”
Localizada na rua 7 de Setembro e com igual entrada pela rua São João, no centro de Rio do Sul, a unidade tem área construída de 2.896,35 metros quadrados, disposta em quatro pavimentos, possui 15 salas de aula com solário, sanitários, climatização, câmeras, e com comunicação direta com a secretaria. O prédio possui 25 vagas de garagem no subsolo exclusivas para os servidores e mais 25 vagas no térreo para embarque e desembarque dos alunos, com vaga preferencial para cadeirantes e acesso por rampas.
LEIA TAMBÉM: Inovação e apoio na gestão são apostas de empresários do agronegócio para impulsionar resultados
O espaço possui recepção com a secretaria, direção, refeitório, cozinha, sanitários e vestiários para os servidores, sala de refeição para os servidores, sala dos professores, lavanderia, sala de produtos de limpeza e sanitário para portadores de mobilidade reduzida.
A área externa tem parque com caixa de areia e brinquedos, elevador do térreo ao terraço, onde encontra-se pátio coberto para brinquedoteca e um pátio descoberto para atividades ao ar livre. Todo o CEI será abastecido por energia fotovoltaica, através da captação de energia solar, gerada pelas placas solares de será de 3.200 kw por mês, tornando a unidade auto suficiente. Além disso haverá captação de água da chuva com reservatório para 20 mil litros de água.
Homenagem à João e Maria Stramosk
O novo Centro de Educação Infantil no centro de Rio do Sul leva o nome de duas pessoas, em um fato inédito mas de imenso valor para a comunidade. João e Maria José Stramosk são um exemplo de vida para todas as pessoas que tiveram a alegria de conviver com o casal e, também, para quem ouve histórias sobre eles.
Mais do que dedicar sua união à família, foram companheiros no crescimento da empresa RIO (antiga Metalúrgica Riosulense) e fizeram uma grande diferença em prol da sociedade.
Eles se casaram em 1951 e tiveram cinco filhos – João Filho, José Eduardo, Luis Antônio, Eugênio César e Carlos Henrique – 14 netos e cinco bisnetos. Em cerca de seis décadas de convivência, permaneceram lado a lado em todos os momentos, alegres ou tristes. E sempre reservaram um bom tempo para, além dos afazeres diários na empresa, em casa e com a família, atuar intensamente em vários cargos, funções e iniciativas em prol da comunidade, tanto na região de Rio do Sul, como do Estado de Santa Catarina, visando ao desenvolvimento e ao bem-estar da população.
Maria José Stramosk e João Stramosk deixam saudades, mas os nomes ficam imortalizados na memória da comunidade e agora neste novo espaço de educação e qualidade de vida para crianças, algo que pode ser valorizado e comemorado por todos de Rio do Sul e o Estado de Santa Catarina. (Com informações da família de João e Maria Stramosk)
Sugestão de pauta