O agricultor precisa ter bloco de notas de produtor rural e análise de solo vigente.
Entre as políticas públicas municipais de apoio aos agricultores de Indaial está o auxílio na aquisição de calcário, um corretivo do solo, que corrige a acidez da terra e melhora a sua fertilidade. A Secretaria de Agricultura é parceira, disponibilizando o frete da mineradora até a propriedade do agricultor.
Em contrapartida, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, através do Programa Terra Boa, disponibiliza gratuitamente o calcário necessário.
Segundo a engenheira agrônoma da Epagri, Danielle Oliveira Danielewski, o programa vem sendo realizado há vários anos visando incremento de produtividade nas propriedades rurais de Santa Catarina, inclusive Indaial.
LEIA TAMBÉM: T-Rex produzirá a primeira série de futebol americano da América Latina
Para acesso ao Programa, na modalidade de calcário, o agricultor precisa ter bloco de notas de produtor rural e análise de solo vigente de no máximo dois anos.
“Para orientações de como proceder a coleta de solo o agricultor deverá procurar a Epagri. Após a análise de solo ser realizada em laboratório, a engenheira agrônoma irá avaliar a quantidade necessária de calcário. Depois é agendado com a Secretaria o dia para transporte do material”, explica o secretário municipal de Agricultura, Jacir Floriano.
Mais informações podem ser obtidas com o escritório local da Epagri de Indaial, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 4500, bairro Ribeirão das Pedras. O atendimento presencial é de segunda a sexta, das 8h às 12h, ou pelo telefone 3399-3047.
Sugestão de pauta