O Entra21 se trata de uma especialização de até 480 horas-aula (o que equivale a seis meses em média).
A partir do dia 7 de abril, Timbó passará a contar com aulas do Programa Entra21. As aulas acontecerão na unidade do Senac em Timbó, nos períodos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, entre abril e outubro de 2021. Dois cursos relacionados à área de Tecnologia da Informação (TI) serão disponibilizados de forma gratuita para moradores de Timbó e região.
Na parte da manhã há 30 vagas disponíveis para o curso de “Programação de Sistemas em React” e à tarde outras 30 vagas abertas para o curso de “Programador Web”. As inscrições podem ser realizadas no site oficial do programa.
Especialização e certificado em seis meses
O Entra21 se trata de uma especialização de até 480 horas-aula (o que equivale a seis meses em média), abrangendo desde linguagens de programação, a qualificações em áreas afins, incluindo o ensino de idioma estrangeiro (inglês ou alemão), Empreendedorismo e Inovação, Desenvolvimento Humano e Contabilidade e Finanças.
Segundo o secretário de Educação de Timbó, Alfroh Postai, esse projeto prevê a inserção de jovens no mercado de trabalho, em específico na área de TI, que possui alta demanda de contratações e poucos profissionais habilitados para ocupar as vagas.
“O público-alvo são jovens entre 16 e 29 anos e já formou mais de 4 mil pessoas, indicando um alto índice de empregabilidade. A área de TI é muito forte na região e, por isso, essa capacitação não é apenas para quem reside em Timbó, mas também cidades da região. Fomentar a educação e conhecimento é nossa mais importante missão frente à Semed, por isso sempre buscamos firmar parcerias como essa”, diz o secretário.
Fomento à educação
O coordenador geral do Programa, senhor Sérgio Tomio, destaca que o Entra21 visa o Fomento à educação e auxílio na inserção dos jovens no mercado de TI. “Nessa área, o volume de empregos nas empresas do setor tem crescido ano a ano, sendo que as maiores projetam a necessidade de grandes volumes de contratação de mão de obra especializada. Cerca de 60% destes empregos estão na área de desenvolvimento e programação, que oferecem bons salários. Além disso, a tecnologia pode levar o jovem a trabalhar de casa, para qualquer lugar no mundo”, diz.
O Programa Entra21 é uma iniciativa do Blusoft – Polo Tecnológico da Informação e Comunicação Regional de Blumenau com financiamento do Governo do Estado de Santa Catarina através da FAPESC, Prefeitura de Blumenau e empresários de TI. Em Timbó, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal e Senac.
Sugestão de pauta