Alguns foram autuados e não abriram, já outros insistiram em abrir e foram fechados.
Com início na sexta-feira, 19 de Fevereiro, até a manhã deste domingo, 21, aproximadamente 30 bares, tabacarias e casas noturnas foram fiscalizados em Blumenau.
Dos fiscalizados, sete foram interditados por reincidirem no descumprimento das medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado e promoverem aglomerações com a Matriz de Risco no nível Gravíssimo para a região.
Alguns autuados na sexta, fecharam no sábado, já outros insistiram em descumprir as determinações, sendo interditados e obrigados a fechar as portas. Todos vão responder Processo Administrativo Sanitário (PAS), aberto pela Vigilância Sanitária, onde o proprietário tem até 15 dias para apresentar uma defesa escrita. Seguindo o rito processual disposto em lei, ao concluir o julgamento é imposta a Penalidade, que pode ser de multa ou cassação de Alvará Sanitário.
O trabalho de fiscalização está sendo coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Seterb, da Policia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade. As ações vão ocorrer de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã.
Denúncias
Durante a operação, a população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar. Até a manhã de domingo, dia 21, a central de telefone 199 atendeu cerca de 30 ligações. (Com informações João Vitor Korc)
Sugestão de pauta