De acordo com o Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, foi o maior avistado no estado desde 2016
A queda de um meteoro de grande magnitude foi registrada no Rio Grande do Sul na madrugada de quinta-feira, dia 1°, por volta das 20h29min. De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, foi o maior meteoro já registrado no estado desde que o observatório começou a atuar em 2016.
Diversas pessoas relataram ter visto a entrada do bólido flamejante pelos céus de São Joaquim, próximo ao local conhecido como Mirante dos Pinheiros se projetando na direção sul, deixando um rastro intenso e uma clarão que durou cerca de 4 segundos.
O Observatório Espacial Heller & Jung, registrou a passagem do primeiro meteoro de alta magnitude no céu do Rio Grande do Sul com um conjunto de 24 câmeras que captam imagens de 360 graus e espalhadas em cidades como Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre.
“Subindo o mirante, em uma reta antes de fazer a curva à esquerda, apareceu no céu uma bola grande de fogo que durou cerca de uns 4 segundos” Descreveu o Engenheiro Agrônomo Cau Bolzani
Leia também: Presidente envia carta à Índia pedindo agilidade no envio de vacina
Nas redes socais, moradores das regiões onde o meteoro passou relataram ter visto o fenômeno.
“Vimos cruzando sobre a [Avenida] Fernando Amaral em Tramandaí, estávamos voltando de uma caminhada na beira da praia. Com uma cauda verde, tão grande e intenso que achei que fosse algum outro artefato luminoso. Essa filmagem comprova, mas o que vimos foi uma imagem maior e mais brilhante. Tão grande que vale dividir entre os amigos, mesmo que se possa imaginar que os pedidos/desejos não sejam muito diferentes”, escreveu Fernando Neubarth.
Veja o vídeo:
Com informações São Joaquim Online
Sugestão de pauta