O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 17, e já conta com mais de 90% de ocupação.
Blumenau é a 9ª cidade a contar com um dos Centros de Inovação que integram a rede catarinense de fomento ao setor em todas as regiões. Com a presença do governador Carlos Moisés, o espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 17, e já conta com mais de 90% de ocupação.
A inauguração do Centro de Inovação de Blumenau é mais um peça importante que se encaixa no mapa das estruturas que estão sendo construídas em todas as regiões do Estado. Segundo o governador, a aposta no ecossistema vai ajudar Santa Catarina a se desenvolver de maneira equilibrada, descobrir talentos e novas vocações econômicas.
“Blumenau já é uma cidade inovadora, temos aqui investimentos históricos com o Entra 21 e outras parcerias com o município e a universidade. Agora, o Centro de Inovação vem para fazer a sinapse de Blumenau, região e todas as outras estruturas da rede, gerando riqueza, emprego e renda”, frisa o governador Carlos Moisés.
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, disse que o Centro de Inovação vai unir empreendedorismo e inovação, características que se destacam na economia de Blumenau e região. Ele também enaltece a parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a contribuição histórica da instituição na formação de profissionais e geração de conhecimento.
“O Centro de Inovação reúne tudo isso e o resultado é mais oportunidades e desenvolvimento. Quando todos os centros estiverem operando, esse benefício será potencializado em todas as regiões. A partir daí surgirão as ideias e negócios que vão transformar o modelo catarinense”.
Holthausen também afirma que os Centros de Inovação são um incentivo para que os talentos permaneçam em suas regiões, consolidando o que avalia ser uma demonstração do sucesso do projeto do Governo do Estado, no setor da Inovação.
A reitora da Furb, Márcia Sardá Espindola, reitera que, desde o início, a construção do CIB envolveu a participação ativa da universidade. “Nós acreditamos no projeto, na parceria e na força do conhecimento para impulsionar o setor da inovação em Blumenau e na região”, completa.
Ao agradecer o Governo do Estado pela entrega do Centro de Inovação, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, reforça que a estrutura consolida e amplia o perfil inovador do município. “Inovação traz progresso, desenvolvimento e nós só temos a agradecer ao Governo do Estado por acreditar neste sonho e entregar esta obra para Blumenau. O município, por sua vez, seguirá trabalhando firme para dar às empresas que se instalarem aqui, condições de progredirem”, enfatiza o prefeito.
Rede Catarinense
O Centro de Inovação Blumenau (CIB) atuará como um hub de empreendedorismo e inovação e um importante instrumento para o desenvolvimento da região, integrando e fortalecendo ainda mais a Rede Catarinense de Centros de Inovação. A rede é formada pelos seguintes Centros de Inovação em funcionamento: CI de Lages (Orion Parque), CI de Jaraguá do Sul (Novale), CI de Videira ( Dante Martorano), CI de Caçador ( Inova Contestado), CI de Joinville (Ágora Tech Park), CI de Florianópolis (Acate), e os recentemente inaugurados Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó – Prefeito Ledônio Migliorini, o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale, em Joaçaba e agora o Centro de Inovação Blumenau
A estrutura em Blumenau
O prédio que fica na Rua São Paulo, 3366, Bairro Itoupava Seca, no Campus 2 da Universidade Regional de Blumenau (Furb), tem uma área construída de 4,1 mil metros quadrados. São cinco andares. No térreo, a estrutura conta com uma recepção e auditório com capacidade para 150 pessoas. No segundo andar fica o mezanino com salas de reuniões e treinamentos, locais que poderão ser locados pelas empresas que estarão no CIB ou mesmo comunidade externa.
No terceiro e quarto andares estão os espaços reservados para empresas e entidades. Entre as que já garantiram seus locais estão a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Blusoft, além de várias empresas, como a Eletro Aço Altona e Cia. Hering e a instituição bancária Viacredi. São empresas, investidores e apoiadores que terão a oportunidade de criar conexões, gerar e ampliar negócios e investimentos. O quinto andar tem sala de reuniões e área para eventos, também disponíveis para locação para a comunidade externa. A entidade gestora do CIB é o Instituto Gene.
Novo Projeto
A partir de agora, o CIB será o ponto de referência do projeto em execução do chamado Distrito de Inovação de Blumenau, que engloba uma área de 3,4 quilômetros quadrados entre os bairros Itoupava Seca e Victor Konder, onde estão centralizadas universidades, incubadora, empresas de tecnologia, coworkings e outras instituições e, estabelecimentos importantes para a unificação do ecossistema de inovação.
Quero fazer parte do CIB
Quem ainda tiver interesse em ter um local no CIB basta se inscrever nos editais disponíveis. São três editais: um para incubação de novos negócios, outro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e o terceiro para empresas inovadoras. Mais informações neste link.
Acompanharam o ato de inauguração do Centro de Inovação em Blumenau, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o secretário Executivo de Comunicação, Jefferson Douglas da Silva, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rafael Meyer, os deputados estaduais Jerry Comper, Ismael dos Santos, Vicente Caropreso, Ricardo Alba, Ivan Naatz e Laércio Schuster.
Sugestão de pauta