O curso de Costura Básica foi realizado em parceria entre o SENAI e a política de Assistência Social do município
A indústria têxtil movimenta a economia do país em diversas cidades do país, em especial na região Sul do país. O Brasil, inclusive está entre principais países que mais produzem tecido no mundo. Diante desse cenário, possuir formação em corte e costura pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho.
Em Benedito Novo, a Gestão Pública por meio da política de Assistência Social, promoveu o curso de Costura Básica para a população de baixa renda. A ação teve por objetivo minimizar o impacto da pandemia (COVID 19) na economia das famílias do município. Durante as aulas, as medidas de segurança ao novo coronavírus foram mantidas e orientadas pela Gestão Pública.
Capacitação x Mercado de Trabalho
Com mais capacitação, adquire-se a qualificação, o que pode facilitar a oportunidade de emprego e aumento da renda familiar. A Jucélia Correa de 36 anos é uma das alunas beneficiadas pelo curso, atualmente ela trabalha como servente, mas afirma que ainda pretende exercer a profissão da costura.
“É uma experiência única né, busco aprender o máximo, para no futuro a exercer a profissão. Eu não poderia pagar um curso como esse e ter a oportunidade de cursar de forma gratuita é muito gratificante”, declara a aluna.
Para uma das professoras do SENAI, que esteve à frente das aulas, Scheila Priebe, a parceria entre a Gestão Pública e a escola, demonstra uma preocupação do município com o futuro da sociedade e a valorização do empreendedorismo.
“A iniciativa da prefeitura em promover a oportunidade de qualificação profissional para sua gente, é olhar para o futuro e acreditar no potencial humano. Dessa forma a indústria é beneficiada, e também se estimula o empreendedorismo onde podemos trabalhar a criatividade nas possibilidades disponíveis de cada um. Investir e acreditar nas pessoas é ter uma população mais feliz e valorizada”, afirma Scheila.
Transparência
O orientador social e gestor de recursos do Bolsa Família do município, Yuri Dutra, explica que é através do IGD-M, índice de gestão descentralizada municipal, que os alunos do curso de costura básica recebem a estrutura para o aprendizado. “Trata -se do mesmo recurso do bolsa – família que visa atender o mesmo público”, explica o coordenador. As aulas do curso de Costura Básica acontecem três vezes por semana. O curso teve início em 21 de setembro e as aulas foram encerradas no dia 11 de novembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBN
Sugestão de pauta