Municípios de Aurora e Ituporanga foram atingidos. Cerca de 750 hectares de cebola foram destruídos
Um temporal com ventos fortes e chuva de granizo causou prejuízos aos agricultores da região do Alto Vale do Itajaí na noite de quinta-feira (3) e madrugada de sexta (4). O município de Aurora foi o mais atingido, com perdas nas lavouras de cebola, tabaco e trigo.
Além disso, galpões e estufas de secagem de tabaco também foram destelhados e destruídos. Também houve registro de quedas de árvores e falta de energia elétrica.
Segundo Serafim, a Secretaria de Obras do município começou a trabalhar na limpeza das estradas ainda durante a noite de quinta-feira (4). O secretário também agradeceu os agricultores, que mesmo contabilizando prejuízos auxiliaram as equipes na retirada de árvores que estavam bloqueando as estradas.
“A gente lamenta muito, mas vamos em frente. No ano passado já foi grande o prejuízo dos cebolicultores e esse ano essa situação está se repetindo. Muitas cebolas que foram plantadas no mês de agosto a gente espera que se recupere, mas aquelas cebolas mais precoces, que foram plantadas mais cedo e estavam bastante desenvolvidas não tem mais o que fazer. É um relato de muitos agricultores que eles vão picar essa cebola e plantar grão”, lamenta Serafim.
Sugestão de pauta