Pelas temperaturas o frio não será forte, mas voltará em boa parte do Estado uma condição mais típica da época do ano
A semana começa com mudanças de tempo e temperatura. Tudo devido a aproximação de uma nova massa de ar frio que tem o seu centro – onde as temperaturas são menores – na Argentina. O sistema avança entre o continente e o mar.
Isso faz com que só a faixa Leste – do Litoral até o Planalto – tenha diminuição de temperatura nesta segunda-feira. O contraste ao longo da tarde será grande entre o Oeste e o Litoral como o mapa abaixo mostra
Pelas temperaturas percebemos que o frio não será forte, mas voltará em boa parte do Estado uma condição mais típica da época do ano.
Pela ilustração acima também podemos ver – pela seta em branco – que a posição do centro do ar frio faz com que a umidade do mar avance pelo vento Sudeste/Sul. Isso irá trazer um dia de muitas nuvens e menos sol no Sul, Litoral, Vale do Itajaí, Norte e parte das cidades do Planalto. Apesar de boa parte do dia ser de apenas nuvens, uma chuva fraca e passageira está prevista. Como a umidade do mar não chega no Meio Oeste e Oeste, as duas regiões terão mais a presença do sol.
Essa umidade do mar seguirá através do vento Leste. Desta forma, Sul, Litoral, Vale do Itajaí, Norte e algumas cidades do Planalto terão um dia bem nublado com chance de chuva em momentos do dia. Novamente, Meio Oeste e Oeste seguirão com sol e nuvens. Só o Oeste ainda tera temperatura alta. No restante do Estado, um dia ameno mais na cara de inverno.
Muito importante destacar que vamos ter rajadas de vento – entre 40 e 60 km/h – em várias cidades. Basicamente pela formação de um ciclone entre o RS e o Uruguai.
Durante os primeiros dias do mês as temperaturas terão comportamentos bem diferentes. Entre quarta e quinta muitas cidades terão temperaturas mais altas, mas com previsão de diminuição delas em todo Estado no próximo fim de semana. Importante acompanhar a previsão diária.
Fonte: NSCTOTAL
Sugestão de pauta