"Já tinha visto de longe na Serra. Assim de perto, de ter contato, é a primeira vez", conta morador de Anitápolis
Onze cidades catarinenses registraram neve entre quinta-feira (20) e a tarde desta sexta-feira (21), sendo três delas na Grande Florianópolis, informou a Epagri/Ciram. Segundo o órgão estadual que monitora o tempo em Santa Catarina, a neve ocorreu na Serra, Grande Florianópolis e também no Norte do estado.
Ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer desta sexta, a menor delas no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, onde fez –8,6ºC. Foi a menor temperatura do ano e também a menor nesta estação meteorológica desde 2013 (veja mais abaixo).
Na Grande Florianópolis, a neve ocorreu na parte serrana da região, nas cidades de Major Gercino, Anitápolis e Rancho Queimado. Com o frio intenso, nesta sexta ainda foi possível observar a neve nesses locais.
Morador de Anitápolis, Sérgio Krtiscka aproveitou para fazer bonecos e brincar na neve com conhecidos. “Já tinha visto de longe na Serra. Assim de perto, de ter contato, é a primeira vez”, conta.
“Foi quase à meia noite que aconteceu, o registro que a gente tem é esse. É classificação de neve, pouca coisa, mas tem e até acumulado no solo, isso é normal”, afirmou o meteorologista Clóvis Correa, da Epagri/Ciram, sobre a neve na Grande Florianópolis.
Em Rancho Queimado fez 0ºC e, em Major Gerno, 2ºC nesta sexta. Em Anitápolis não há estação meteorológica. Já na capital fez 9ºC ao amanhecer.
Neve é registrada em cidades da Grande Florianópolis
Além da Grande Florianópolis, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici, na Serra, e Grão Pará, no Sul, registraram neve na noite de quinta-feira (20). No Norte catarinense, o fenômeno ocorreu nesta sexta em Joinville, São Bento do Sul e Mafra – nessas duas últimas, já durante a tarde.
A Epagri/Ciram monitora a precipitação de neve a partir de registros de moradores e visitantes que mandam as imagens para análise. A neve na noite de quinta é a primeira registrada em Santa Catarina este ano, segundo o órgão.
Nesta sexta-feira, além da neve, Santa Catarina também registrou outros fenômenos meteorológicos com o sincelo, geada e água congelada em árvores na Serra.
Temperatura mais baixa do ano
De acordo com dados levantados pelo G1 e pela NSC no site da Epagri/Ciram, nesta sexta-feira ao menos 40 municípios da Serra, Oeste, Sul e Norte do estado registraram temperaturas negativas ao amanhecer, a maioria delas por volta das 7h.
Miníma de -8ºC congela árvores em Urupema
A temperatura mais baixa registrada no estado este ano foi no amanhecer desta sexta, com –8,6ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra.
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi instalada no local em 2008 e o dia mais frio até então registrado por esta estação tinha sido em 23 de julho de 2013, quando fez –7,8ºC.
No entanto, de acordo com Clóvis Correa, meteorologista da Epagri/Ciram, é difícil saber se o registro é histórico em Santa Catarina porque há diferença entre estações na região, instaladas também em anos distintos.
“Quando se faz comparativos, tem de ser estação por estação, pois as condições são diferentes e e tecnicamente falando está errado comparar dados de estações diferentes”,
Fonte: G1
Sugestão de pauta