É o menor índice em três semanas, mas prefeitura pede cautela
A taxa de ocupação em leitos regulares de UTIs para pacientes com Covid-19 chegou a 90% em Blumenau nesta sexta-feira, 7 de agosto. É o menor índice em três semanas. Além disso, quase 10 mil moradores contraíram o novo coronavírus desde o início da pandemia, aponta a prefeitura. A cidade chegou a 9.989 infectados. Entre eles, 2.148 estão em tratamento e 87 internados. 71 blumenauenses já morreram devido às complicações da doença.
A atualização ocorreu no começo da noite de sexta feira, 07 de agosto, em transmissão ao vivo do prefeito Mário Hildebrandt e secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck. Apesar da pequena queda, não há motivos para relaxamento, ressaltou Krambeck, que lembrou que há um longo período de cuidados até a chegada da vacina contra coronavírus para assim haver a verdadeira volta à “vida normal”.
A gente precisa que a população não entenda esses números como relaxamento nos cuidados, senão podemos ter uma subida rápida (nos índices) — disse o secretário.
O aleta foi acompanhado do anúncio de novas flexibilizações para autoescolas, igrejas (em relação a casamentos, crisma, batizados, etc..) e hotéis. Conforme Hildebrandt, as decisões foram tomadas com base na estabilização dos números nos últimos dias. Procura por testes, novos casos, pacientes em tratamento e até internações em UTI pararam de crescer ou tiveram redução desde a quarta-feira (29) passada.
Nos hospitais de Blumenau, considerando casos suspeitos, confirmados e pacientes de outras regiões, há 59 em UTIs e 40 em enfermarias (23%). A taxa nos leitos regulares está acima do total no Médio e Alto Vale, que chegou a 81% nesta sexta (veja abaixo).
Nesta semana, a prefeitura já havia flexibilizado outras medidas restritivas que estavam em vigor desde o dia 28 de julho. Academias e comércio em geral tiveram o horário de funcionamento ampliado.
Coronavírus no Vale do Itajaí
Os números diferem do boletim do governo do Estado desta sexta. Até o momento o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) validou 6.065 testes positivos e 70 mortes em Blumenau. Isso porque há um represamento de exames no Lacen, o que atrasa a oficialização estadual. Conforme o Estado, em todo o Vale do Itajaí 32.512 pessoas já se contaminaram. A região registra 483 óbitos e a taxa de ocupação em leitos de UTI regulados pela União nesta sexta-feira é de 79% no litoral e 81,1% no Médio e Alto Vale.
Óbitos no Vale do Itajaí confirmados pelo Estado nesta sexta:
Apiúna Homem, 54 anos Blumenau Mulher, 76 anos Mulher, 49 anos Mulher, 59 anos Chapadão do Lageado Homem, 82 anos Indaial Homem, 39 anos, sem comorbidades registradas Homem, 61 anos Itajaí Homem, 61 anos Mulher, 65 anos Mulher, 80 anos Presidente Getúlio Homem, 68 anos Rio do Sul Homem, 78 anos, sem comorbidades registradas
Fonte: NSC
Sugestão de pauta