Leitos foram ativados pela instituição mesmo sem a habilitação do Ministério da Saúde
Horas depois de abrir 10 novos leitos para o atendimento de Covid-19, o Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, já precisou ocupar quatro das vagas extras. A instituição decidiu ativar os leitos mesmo sem a habilitação do Ministério da Saúde, medida que garantiria a remuneração pelo serviços. O reforço proporciona um alívio temporário à região, que tem transferido pacientes para o Médio Vale do Itajaí.
São agora 12 leitos específicos para Covid-19 em Rio do Sul (seis ocupados), ainda com a possibilidade de usar parte da UTI Geral, que tem outros oito leitos. O Ministério Público havia cobrado a instituição sobre a ampliação de vagas para tratamento intensivo.
Em Ituporanga, nove dos 10 leitos de UTI disponíveis estão ocupados. Quatro são pacientes de Covid-19. No caso de Ibirama, todos os 10 leitos têm pacientes nesta terça-feira, 28 de julho, um deles com coronavírus.
Impacto no Médio Vale
No início da pandemia, o governo estadual definiu que pacientes com Covid-19 no Alto Vale deveriam ser atendidos no hospital referência, o Oase, de Timbó. Porém, com as vagas de UTI do Médio Vale lotadas, toda a região ficou sobrecarregada.
A falta de reforço nos hospitais do Alto Vale tem gerado críticas do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, porque os pacientes acabam sendo transferidos para os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel. Nesta terça, há 12 pacientes do Alto Vale internados nos Oase, um no Santa Isabel e um no Beatriz Ramos (Indaial).
No total, são 108 pessoas internadas por suspeita ou confirmação de coronavírus nos 14 municípios do Médio Vale.
Fonte: NSC | Por Evandro de Assis
Sugestão de pauta