Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Blumenau contabiliza mais 6 óbitos por Covid-19 nesta segunda-feira

Blumenau contabiliza mais 6 óbitos por Covid-19 nesta segunda-feira - Misturebas

A cidade soma 7.857 casos confirmados, destes, 3.024 pacientes estão em tratamento

Blumenau registrou na tarde desta segunda-feira, 27 de julho, mais três óbitos por Coronavírus (Covid-19) no município. Além de um homem de 66 anos que faleceu na última quinta-feira, dia 23, e teve a causa confirmada hoje. Os outros óbitos foram de dois homens, um de 76 e outro de 77 anos, e uma mulher de 94, todos portadores de comorbidades.

Somando aos óbitos desta manhã, a cidade totaliza 46 mortes por Covid-19.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

A cidade soma ainda 7.857 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 218 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 26, quando o município contabilizava 7.402 casos positivos.

Entre os casos positivos, 3.024 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.962 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Outros 135 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 71 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 64 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região, sendo 56 pacientes de Blumenau em UTI, (40 confirmados e 16 em análise) e 15 pacientes da região em UTI (13 confirmados e 2 em análise). Já em enfermaria são 53 de Blumenau (22 confirmados e 31 em análise) e 11 da região (6 confirmados e 5 em análise).

O município contabiliza também 4.787 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau divulga novas medidas restritivas para enfrentamento do Coronavírus

A Prefeitura de Blumenau, por meio de uma coletiva de imprensa realizada de forma on-line nesta segunda-feira, dia 27, divulgou as novas medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19. As alterações têm o objetivo de chegar ao equilíbrio para ter mais adesão e melhorar os resultados em relação à redução da circulação com restrição das atividades essenciais e não essenciais no município.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

A principal mudança consiste em restringir o horário de funcionamento dos serviços e atividades privadas essenciais, com exceção da saúde, e das não essenciais, das 10h às 17h de segunda a sexta-feira. A maioria dos segmentos não funcionará durante o final de semana.

Desta forma, atividades não essenciais como comércio em geral, salão de beleza, pet shop, centros comerciais e shoppings centers, bares, cafeterias, tabacarias e adegas, por exemplo, poderão funcionar das 10h às 17h, durante a semana. A exceção vale para prestadores de serviço autônomos como jardineiros, limpadores de piscina, cozinheiros, faxineiros, empregados domésticos, encanadores, entre outros.

Serviços privados essenciais de alimentação como padarias, confeitarias, açougues e peixarias, com atendimento das 10h às 17h de segunda a sexta-feira e nos demais períodos sem consumo no local (as pessoas podem comprar e levar) e por delivery.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

Para as atividades consideradas essenciais, como lojas de material de construção, agropecuárias, oficinas mecânicas e auto centers, auto elétricas, manutenção de climatização e refrigeração e serviços de cartório, por exemplo, está permitido o funcionamento com horário reduzido para atendimento ao público, também das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os mercados, supermercados, farmácias, mercearias, feiras livres, açougues, peixarias, postos de gasolina, padarias, panificadoras e cafeterias, por exemplo, poderão funcionar com horário livre. Porém, o consumo no local só é permitido das 10h às 17h, também de segunda a sexta-feira. Apenas nos sábados (igreja adventista) e domingos (demais religiões) serão permitidos a realização de cultos e missas, desde que obedecendo as restrições de capacidade.

Durante os finais de semana, as atividades relacionadas à alimentação poderão funcionar somente no formato de delivery, com a retirada no balcão proibida. Desta forma, comércio ou até mesmo as atividades essenciais, deverão permanecer fechadas aos finais de semana.

Os serviços considerados essenciais de saúde, conforme decreto, não se sujeitam a horário ou limitação de atendimento. Vale destacar que as novas medidas têm validade de 14 dias, a partir desta terça-feira, dia 28, com avaliação ao final do período. O serviço público não essencial segue suspenso, também, até o dia 10 de agosto. Além disso, novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na evolução diária do Coronavírus em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

Também seguem suspensas a circulação de veículos do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros, bem como a circulação de veículos de fretamento para transporte de pessoas, exceto nos casos expressamente autorizados pela Seterb.

A circulação de pessoas idosas ou integrantes do grupo de risco, exceto para a realização de atividades consideradas essenciais, aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo seguem suspensas por tempo indeterminado.

A realização de festas em residência com pessoas que não as residentes do domicílio, o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores das lojas de conveniências situadas nos postos de combustíveis, cinemas, teatros, eventos e shows também seguem sem data prevista para retorno.

De acordo com o Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, é dever da população auxiliar na fiscalização das ações. E, no caso de irregularidades, as denúncias devem ser feitas por meio do 199.

Oktoberfest 2020 será cancelada

Desde 1984, este será o primeiro ano sem a maior festa alemã das Américas. A Prefeitura de Blumenau anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 27, o cancelamento da edição de 2020. Neste contexto, também foi cancelada a festa de Réveillon deste ano. A decisão foi tomada devido ao aumento dos casos de Coronavírus (Covid-19) na cidade e no país, apontando a permanência dos cuidados nos próximos meses. O tom foi de lamento considerando a importância da Oktober e do Réveillon para a cidade, mas de reconhecimento dos sacrifícios que precisam ser feitos pela garantia da saúde.

A Oktoberfest Blumenau 2020 aconteceria de 7 a 25 de outubro. No fim do mês de maio, a Prefeitura havia divulgado o adiamento para o mês de novembro, dos dias 11 a 29, com reavaliação da situação da pandemia de Coronavírus até agosto. No entanto, a organização decidiu ainda em julho pelo cancelamento, tendo em vista o aumento nos casos e mortes em função da pandemia de Coronavírus na cidade, estado e em todo o país.

Secretaria de Educação distribui mais de 3 mil Kits Alimentação durante a próxima semana

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar durante a próxima semana. De segunda a quinta-feira, dias 27 a 30, cerca de 3.800 Kits serão distribuídos para os estudantes da rede municipal de ensino. A entrega dos alimentos obedecerá todas as orientações de distanciamento e higiene indicadas pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Vale lembrar que desde o início da suspensão das aulas presenciais, a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social já entregou aproximadamente 25 mil Kits. Os Kits são compostos por alimentos provenientes da agricultura familiar, base seca e máscaras de proteção para o Coronavírus.

Confira abaixo as entregas da terça, 28

Terça-feira, 28 de julho de 2020

  • Unidade Escolar Turno
  • EBM Profº João Joaquim Fronza (Itoupavazinha) Matutino
  • EBM Paulina Wagner (Badenfurt) Matutino
  • CEI Anton Max A. Spranger (Testo Salto) Matutino
  • EBM Quintino Bocaiuva (Testo Salto) Matutino
  • EBM Vidal Ramos (Vorstadt) Vespertino
  • EBM Pedro I (Itoupava Central) Vespertino
  • CEI Profª Maria Zimmermann (Boa Vista) Vespertino
  • EBMB Profº Fernando Ostermann (Boa Vista) Vespertino
  • OSC Sao Roque (Itoupava Norte) Vespertino

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 164 atendimentos

Nesta segunda-feira, dia 27, 164 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 78 testes realizados no local.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta segunda-feira, dia 27, as unidades realizaram 569 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 275 testes RT-PCR realizados.

 

Fonte: Prefeitura de Blumenau |
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
http://bit.ly/FalecomPORTALMISTUREBAS

Siga nosso instagram
✅ Instagram: instagram.com/portalmisturebas

Participe do nosso grupo no WhatsApp
✅ WhatsApp: http://abre.ai/grupomisturebas
Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos®


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento