A pequena Chapadão do Lageado é um dos 11 municípios catarinenses que não possuem moradores infectados até o momento
A região do Vale do Itajaí abriga uma única cidade que ainda não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus, conforme dados do governo do Estado de quinta-feira (16). Chapadão do Lageado, no Alto Vale, continua longe das estatísticas preocupantes de contaminação que já atingem 284 dos 295 municípios catarinenses.
Chapadão do Lageado tem pouco menos de 3 mil moradores, estima o IBGE. Para a prefeita Marli Kammers, como a cidade não possui muito comércio e as pessoas trabalham predominantemente em casa, nas lavouras, a circulação pelas ruas é menor, o que dificulta um possível contágio.
Por outro lado, a falta de opções locais faz os moradores buscarem cidades maiores para as compras, como Ituporanga e Rio do Sul. Mesmo não havendo a determinação, a maioria só sai da residência com a máscara no rosto.
— Nós não fizemos nenhum decreto diferente do Estado. Alertamos a população, que entendeu a necessidade dos cuidados. Não optei por multar quem não usa máscara, por exemplo, preferi contar com o bom senso e tem dado certo — comemora Marli.
Ao olhar o avanço da Covid-19 em diversos estados do país, é possível perceber que a tendência é que o vírus tarde a chegar a cidades menores, que normalmente ficam mais isoladas por serem do interior.
De qualquer forma, outros pequenos pontos da região já não contam com o privilégio de não ter ao menos um infectado confirmado, já que a pandemia afeta 96% de Santa Catarina.
Em Chapadão, pessoas com sintomas gripais são testadas e acompanhadas pela equipe das duas unidades de saúde do município. Marli está otimista e acredita que se os cuidados continuarem, a Covid-19 não terá espaço na pequena comunidade:
—O segredo é o cuidado. Não há vacina, então o único remédio é a prevenção — finaliza.
Duas cidades entram para a lista de casos de Covid-19
Nesta quinta-feira, Doutor Pedrinho e Presidente Nereu entraram para a lista de municípios com ao menos um caso da doença. Além disso, foram mais sete óbitos confirmados em Ascurra, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Timbó. Em todo estado são mais de 9,2 mil infectados em tratamento, 588 mortes e 49,7 mil diagnosticados.
Entre as cidades da região com os maiores números estão Blumenau (3.257), Balneário Camboriú (3.106) e Itajaí (2.498), ainda de acordo com dados estaduais.
Fonte: NSC Total
Sugestão de pauta