Norma estabelece em 40% a capacidade de público nos estabelecimentos e recomenda extinção de "ofertas do dia"
Um novo decreto estipula o limite de público nos supermercados de Blumenau em 40%. Até então a capacidade permitida durante a pandemia do novo coronavírus era de 50%. Além disso, as promoções diárias, como a “quarta do leite” e “sexta da carne” devem ser evitadas. O documento assinado nesta quarta-feira, 08 de Julho, pelo prefeito Mário Hildebrandt substitui uma norma criada há duas semanas, que permitia apenas uma pessoa por família nesses espaços.
Porém, conforme relatos de representantes da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que estiveram reunidos com a prefeitura nesta semana, a ideia não surtiu o efeito esperado, já que os clientes burlam a determinação. A nova alternativa foi diminuir um pouco mais a circulação dentro dos estabelecimentos para dificultar a possibilidade de contaminação. De qualquer forma, o secretário da Saúde, Winnetou Krambeck, voltou a pedir pelo bom senso da população, que busque fazer compras sem companhias.
Continua a recomendação de que vá uma pessoa por família, é uma ação de consciência. Se quiser ir em duas, vai, mas a fila vai ser maior para entrar — complementou o prefeito.
A prefeitura também pediu aos supermercados que as promoções do dia não sejam mais feitas. A recomendação é que as ofertas se estendam por mais de um dia para “evitar a concentração de clientes”. O decreto entre em vigor nesta quinta-feira (9).
Medidas em vigor em Blumenau
– Aglomerações, seja em ambiente público ou privado, estão proibidas. A Vigilância Sanitária (pelo disque 156 ou 199) e PM (190) podem ser acionadas para fiscalização.
– Parques públicos – fechados.
– Transporte coletivo – último horário por volta das 23h. Pessoas acima de 60 anos não podem embarcar.
– Lanchonetes, food parks, cafeterias, bares, padarias (exceto as localizadas às margens de rodovia) – funcionamento até as 22h.
– Restaurantes e pizzarias – funcionamento até as 23h
– Supermercados, mini mercados e mercearias – horário normal, mas recomenda-se uma pessoa por família pode fazer as compras.
– Conveniência de postos de combustíveis – proibido o consumo de bebida alcoólica no interior e arredores.
Fonte: NSC
Sugestão de pauta