Moradores chamaram equipe de veterinários que constatou que mamífero está saudável e parou para descansar na faixa de areia
Um elevante-marinho-do-Sul está sendo monitorado por especialistas após aparecer neste fim de semana em praias de Palhoça, na Grande Florianópolis. O animal de três metros e meio estava descansando na faixa de areai e chamou atenção dos moradores.
O Mirounga leonina apareceu em praias próximas à Ilha do Papagaio no sábado, 04 de Julho e também neste domingo (5). Moradores viram o animal e acionaram o Instituto Australis, que faz monitoramento de praias na região. Veterinário da R3 Animal também estiveram no local com biólogos e um oceanógrafo para dar apoio e avaliar o mamífero.
Segundo a equipe da R3, o elefante-marinho jovem, com mais de 400 quilos, está saudável e procurou as praias da região para descansar.
A presença deles no litoral catarinense é ocasional e nessa época do ano pode ocorrer quando esses mamíferos e outros pinípedes saem de suas colônias na região da Argentina e migram para o Norte do oceano.
Os elefantes-marinhos não costumam ser agressivos, mas podem tentar se defender se sentirem ameaçados. Por isso a recomendação é que as pessoas não se aproximem.
Veja abaixo outras recomendações dos especialistas da R3 animal, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos:
- Caso encontre animais como esses no litoral catarinense, acione a R3 pelo telefone 0800 642 3341 ou a Polícia Militar Ambiental;
- mantenha distância e ajude a isolar a área;
- evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar o animal.
- evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.
Fonte: G1 Sc
Sugestão de pauta