Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Demissão na indústria de Santa Catarina desacelera em maio

Demissão na indústria de Santa Catarina desacelera em maio

Setor fechou 11 mil postos de trabalho, ante 35 mil em abril; segmento de alimentos, por outro lado, contratou trabalhadores em maio

Em maio, a indústria de Santa Catarina fechou 11 mil postos de trabalho, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Na avaliação do Observatório Fiesc, a redução de vagas em maio foi inferior ao mês de abril. Em maio foram fechados 11 mil postos de trabalho e em abril foram 34 mil, mas Santa Catarina é o terceiro estado mais afetado pela pandemia.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

A desaceleração no fechamento dos empregos pode ser explicada, em parte, pela publicação da Medida Provisória 936, do Governo Federal, que garante a manutenção do emprego e renda, avalia o Observatório Fiesc. Além disso, as pesquisas têm mostrado uma redução no pessimismo em relação à atividade industrial.

Pelo segundo mês consecutivo, o setor têxtil e confecção foi mais afetado, com um total de 5.029 postos de trabalho fechados em maio. Na sequência, aparecem os segmentos de construção civil e metalmecânico, que registraram fechamento de 1.252 e 937 vagas, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Além das restrições comerciais ocasionadas pela pandemia, têxtil e metalmecânico sentem os efeitos da crise econômica na Argentina, que influencia as exportações. O desempenho negativo da construção civil está atrelado à diminuição da atividade no mercado interno.

O destaque positivo está na atividade agroalimentar, que registrou ampliação de 1.025 novos postos de trabalho, corroborando os dados de aumento de produção e vendas externas, principalmente pelo crescimento da demanda chinesa por carne suína e soja. O país asiático vem sofrendo com estoques reduzidos em função da peste suína africana e por causa do represamento das exportações do grão, causado pelas condições climáticas nos países produtores.

 

Fonte: Fiesc
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
http://bit.ly/FalecomPORTALMISTUREBAS

Siga nosso instagram
✅ Instagram: instagram.com/portalmisturebas

Participe do nosso grupo no WhatsApp
✅ WhatsApp: http://abre.ai/grupomisturebas
Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos®


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento