O objetivo é orientar a população nos locais onde for observada baixa adesão ao uso do item de segurança obrigatório
Câmeras de monitoramento estão sendo usadas para monitorar o uso de máscara em locais públicos de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. Segundo a prefeitura, o objetivo é orientar a população nos locais onde for observada baixa adesão ao uso do item de segurança obrigatório contra o coronavírus na cidade.
As câmeras de monitoramento da Polícia Militar devem ser utilizadas também durante a pandemia para observar o uso da máscaras, além da segurança no município. Segundo a prefeitura, a ação foi feita em parceira entre o órgão estadual e a prefeitura e não tem custos.
“As câmeras de monitoramento facial vão reconhecer também o uso de máscaras. Isso vai nortear nossa fiscalização, na conscientização e na distribuição de máscaras”, disse o prefeito Fabrício Oliveira.
A Polícia Militar emite relatórios diários para a Secretaria de Saúde, que monitora a situação e evolução da doença. Com as informações, a Secretaria de Saúde pretende fazer ações nos locais onde o decreto que obriga o uso de máscaras não está sendo respeitado.
As equipes de Saúde irão abordar as pessoas, falar da importância da prevenção, distribuir máscaras, medir a temperatura e encaminhar para um posto de saúde quando for o caso de alguma pessoa com sintomas da doença.
Pelo monitoramento feito em maio e junho, a prefeitura calcula que 70% da população esteja usando a máscara com frequência, principalmente na região mais central da cidade.
Até o momento, quatro câmeras estão sendo usadas, mas a intenção é aumentar a vigilância nas ruas. As atuais câmeras de monitoramento facial estão nas esquinas das ruas: Avenida Brasil com a Avenida Central; da Avenida Brasil com a rua 1901; da Quinta Avenida com a Rua Biguaçu; e no no Pontal Norte. Em alguns desses pontos a prefeitura observou adesão de 80% do uso e em outros, de 30%.
Balneário Camboriú tem 641 casos confirmados de coronavírus, incluindo quatro mortes pela doença, segundo dados do governo estadual divulgados na noite de segunda-feira, 15 de junho.
Na capital, por exemplo, as câmeras do transporte coletivo devem ser usadas também pela Prefeitura de Florianópolis para fiscalizar o uso de máscaras com o retorno dos ônibus, nesta quarta, dia 17.
Fonte: G1 SC
Sugestão de pauta